São Paulo Projetos ambiciosos Administrando grandes riscos. Esse foi o tema de duas palestras que o piloto de rali Klever Kolberg fez para 210 executivos e mensalistas da Volkswagen do Brasil, que concluíram o Curso Visão de Negócios da Fundação Getúlio Vargas (FGV). As apresentações foram desenvolvidas com a colaboração técnica de Paulo Yazigi Sabbag, atual presidente do PMI-SP (Project Management Institute) e professor da FGV.
As palestras foram contratadas pela Volkswagen para a cerimônia de encerramento do curso que faz parte do Programa de Educação Continuada da FGV. O objetivo era proporcionar aos participantes uma reflexão sobre projetos que envolvem vontade empreendedora, objetivos desafiadores e o gerenciamento dos riscos para sua viabilidade.
Klever Kolberg sabe muito bem o que é trabalhar com os perigos de um projeto ambicioso. Em parceria com André Azevedo, seu colega na Equipe Petrobras Lubrax há 16 anos, formava uma dupla de ilustres desconhecidos pilotos de enduro, quando resolveram disputar o Rally Paris-Dakar, a maior competição off road do mundo. Sem qualquer tipo de apoio financeiro, sem experiência e com pouco tempo para uma preparação adequada, embarcaram para desafiar as areias do deserto do Saara.
Nosso objetivo era claro e saímos em busca de informações para traçar uma estratégia, um plano com metas anuais. A primeira meta era estratégica: conseguir largar para nos tornarmos os primeiros brasileiros no Dakar. Este pioneirismo foi a primeira fase de um ciclo de vida de nosso projeto, que a cada ano estabelece metas mais ousadas e onde por mais preparados que estejamos, enfrentamos situações inesperadas, como ataques de guerrilheiros rebeldes, mudanças das regras ou um novo concorrente, avalia Kolberg.
Gerenciar riscos – O Brasil passa um período de muitas incertezas: as eleições, crise cambial, juros altos e a temida volta da inflação. Azevedo e Kolberg estão acostumados com as adversidades. A equipe conseguiu superar momentos difíceis e atualmente é a única do mundo a competir nas três categorias (carros, motos e caminhões) do Rally Paris-Dakar, tendo no currículo 15 pódios. Nas palestras eles descrevem suas próprias experiências, mostrando como é possível ultrapassar e administrar crises, superando os desafios. Riscos podem e muitas vezes precisam ser enfrentados. O que fazemos é o gerenciamento dos riscos, maximizando os resultados positivos, minimizando adversidades e controlando suas conseqüências, explica Klever.
Estabelecendo um paralelo com o dia a dia de uma empresa e seu desafio no deserto, André Azevedo e Klever Kolberg procuram motivar as pessoas a enfrentar a conjuntura com criatividade, transformando “problemas em soluções” e “dificuldades em oportunidades”. Eles mostram que desperdiçar energia com lamentações, ou uma visão pessimista, não é o caminho. “É necessário estar atento, ser criativo, persistente e saber trabalhar em equipe a liderança, disciplina, responsabilidades, tolerância aos erros, talentos, performance, comprometimento, reconhecimento e compartilhar sucessos”, comenta Kolberg.
As apresentações são moldadas para abordar tópicos selecionados pelo cliente, mesmo caminho que seguem para conquistar investidores e transformar seus projetos em produtos de sucesso. Como numa empresa precisamos ter foco nos clientes para avaliarmos se nossas metas atendem ou até superam as necessidades e expectativas destes parceiros. Outros projetos também competem conosco na busca por estes recursos. Como são vários investidores, temos de desenvolver a habilidade para harmonizar interesses distintos. A única diferença que há no mundo dos negócios é que os executivos andam de terno e gravata e nós vestimos macacões”, compara Azevedo.
Recursos multimídia – Para que esta troca de experiência durante as palestras aconteça de forma interessante e atraente, Klever e André utilizam recursos multimídia, mesclando fotos, mapas, gravuras, filmes com locução e trilha sonora editada especialmente. Recentemente, em parceria com a empresa Vista Criações Gráficas, utilizando o software Macromedia Director, toda a apresentação foi redesenhada, acrescentando-se novos e melhores vídeos, além de outros recursos, tornando-a muito mais dinâmica e aumentando a interação com a platéia.
Entre os clientes para suas palestras e seminários estão grandes bancos e empresas, como o Banco Itaú, Banco Real ABN Amro Bank, Bank Boston, Ceras Johnson, Coca-Cola, Compaq, Compumicro, Computer Associates, IBM, Delphi, Pirelli, Petrobras, Nestlé, Pão de Açúcar, Embratel, Oracle, Ernst & Young, Credicard, Procter & Gamble, Schering-Plough entre outras.
André explica que o mundo corporativo e o rali são muito semelhantes. “Temos de lidar com rotinas, estratégia, equipe, concorrência, tecnologia, constantes mudanças e administrar fornecedores, clientes e recursos, que nunca são fartos”, diz. Klever dá o exemplo do próprio roteiro do Paris-Dakar. “O percurso muda a cada ano, nunca foi repetido, é secreto e só é apresentado na hora da largada. Competidores, equipes e equipamentos estão sempre evoluindo, um copiando ou tentando superando o outro, comenta Klever.
A Equipe Petrobras Lubrax tem patrocínio da Petrobras, Petrobras Distribuidora, Mitsubishi Motors do Brasil, Pirelli, e apoio da Controlsat Monitoramento Via Satélite, Minoica Global Logistics, Mitsubishi Brabus, IBM, Planac Informática, Nera Telecomunicações, Telenor Satellite Services AS, Kaerre, Capacetes Bieffe, Lico Motorsports, Artfix, Vaz Sprockets Chains, Sadia, Dakar Promoções, Vista Criações Gráficas, Gas Gas do Brasil, Mercedes-Benz Caminhões e site www.webventure.com.br.
IMPRENSA EQUIPE PETROBRAS LUBRAX
Ricardo Ribeiro / Ana Carolina Vieira
Tels: (11) 3865-5741 / (11) 9646-5955
E-mail: impdakar@terra.com.br
Site oficial: www.parisdakar.com.br
Este texto foi escrito por: Ricardo Ribeiro / Ana Carolina Vieira
Last modified: agosto 26, 2002