Webventure

Klever Kolberg terá carro mais potente no Dakar 2007


Klever ao lado do carro que compete no Brasil (foto: Thiago Padovanni/ www.webventure.com.br)

Klever Kolberg completa em 2007 sua 20ª participação no Rally Dakar. Mesmo com tanta experiência, todo ano é como a primeira vez para ele. A novidade para a próxima edição da prova é o carro mais potente, com preparação francesa, 20 cavalos mais forte. “O Dakar é uma prova que muda todo ano. Sempre tem o gostinho de ser sempre o primeiro. Principalmente por causa do percurso, que envolve natureza, não sabemos quais armadilhas nos espera”, afirma o piloto gaúcho de 44 anos e pai de três filhos.

Além do percurso, o piloto aponta outras dificuldades que se renovam todos os anos no maior rali do mundo. “Envolve sempre tecnologia nova, que evolui a cada ano. Os competidores também mudam, alguns novos, outros mais fortes e mais treinados”, diz.

Klever, que atualmente compete nos carros, estreou no Dakar nas motos, em 1988, ao lado do amigo André Azevedo. Hoje, André também abandonou as duas rodas e se dedica a categoria Caminhão. Klever não pensa em seguir o mesmo caminho. “Não penso em ir para o caminhão e voltar para as motos hoje em dia é difícil, exigiria uma dedicação muito grande. Nos carros, já tive uma evolução e acredito que dá para evoluir bastante”, comenta o piloto que espera terminar o Dakar 2007 entre os 10 primeiros colocados.

Com uma vida dedicada sempre às competições, Klever está feliz em completar sua 20ª participação no maior rali do mundo. “Comecei a competir com cinco anos no judô. Sempre competi, em vários esportes. Sobre rodas, competições com a turma do bairro em carrinho de rolimã, o autorama, muita bicicleta. Com motor, comecei a competir de moto em 1986”. Mas, segundo ele, os resultados mais importantes são os do Dakar (o melhor foi em 2002, 8° na classificação geral e vice na categoria Super Production Diesel).

Mais potência – Neste ano, Klever larga com um carro mais potente em relação ao ano passado. Uma empresa francesa especializada em competições aumentou a potência e o torque do veículo, uma Mitsubishi Pajero Full 3.8.

O motor ganhou 20 cavalos de força (passando de 206HP para 280HP). No torque, o aumento foi de 38 kgf.m para 43 kgf.m, a 3500 rpm. Klever compete ao lado do navegador paranaense Eduardo Bampi, de 29 anos, que fará seu segundo Dakar.

Na edição 2002 do maior rali do mundo, Klever obteve a 8ª posição na geral de carros; em 2003 ficou na 13ª na geral; em 2004 na 11ª; e em 2005 caiu para 16ª colocação. No Brasil, é bicampeão do Rally dos Sertões (1997-98), além de ter vencido várias etapas da Copa Baja Brasil, que fazem parte do Campeonato Brasileiro de Cross-country.

Este texto foi escrito por: Thiago Padovanni