Carros enfileirados antes da largada da especial de hoje. (foto: Divulgação)
As duplas brasileiras nas categorias carros tiveram um bom desempenho na etapa de hoje (572 km entre Er Rachidia e Ouarzazate, no Marrocos) do Rally Paris Dakar, que conta com cobertura on line do Webventure.
Na categoria T2, Klever Kolberg e o francês Bruno Cattarelli (229/Mitsubishi) venceram novamente e seguem líderes isolados da categoria, com quase 30 minutos de vantagem para a dupla segunda colocada, os espanhóis Miguel Prieto e Alvaro Velinho (207/Mitsubishi).
O trecho de hoje trouxe as primeiras surpresas de dunas no rali deste ano. Muitos ficaram encalhados, inclusive Klever Kolberg. “Estávamos usando um pneu que não pode rodar com baixa pressão, o ideal para dunas e areias, e perdemos cerca de cinco minutos para tirar o carro”, contou o piloto brasileiro, que ficou em 18º na etapa e aparece em 15º na geral.
Depois de ficar preso nas dunas, Klever ainda teve um pneu de sua Pajero furado. “Perdemos mais tempo para trocar o pneu Pirelli Scorpion Zero. Mas numa região cheia de pedras e buracos, como no Marrocos, furar o pneu só uma vez ainda é lucro”, falou Kolberg. O brasileiro contou que esta etapa teve muitos buracos, erosões e saltos. “Sem contar as pedras. Parecia que havia um plantação delas”.
Na cola – Já a dupla da Troller, Reinado Varella e Alberto Fadigatti (251), que disputa a categoria T3. 2 Diesel, ficou em 39º lugar na etapa e aparece na 33ª posição na classificação geral acumulada desde o início da prova.
Na disputa da categoria, Varela e Fadigatti passaram a dupla francesa Bernard Andrieux e Jerome Payen e terminaram em quinto. No acumulado, eles subiram mais uma posição, conquistando o terceiro lugar.
Durante toda a etapa, o Troller da dupla andou bem e não sofreu problemas que acarretassem em perda de tempo, como pneu furado. “Não estamos forçando o carro porque nosso objetivo é chegar nas dunas, mas estamos andando muito bem e passamos muitos carros hoje”, contou Reinaldo Varela em entrevista à Webventure.
Cacá Clauset e o navegador Jorge NIECKLE, da equipe BF Goodrich/ Brasil Desert/ Mitsubishi L-200, terminaram a etapa na 86ª posição, recuperando 13 posições. Somando as cinco etapas, eles ocupam o 90º lugar na classificação geral e a última na categoria T3.2 Diesel.
Na mesma – A dupla Jose Maria Servia (ESP) e Jean-Marie Lurquin (BEL) foi a grande vencedora da etapa. Jean-Louis Schlesser e Henri Magne foram o segundos e Jean-Pierre Fontenay e Gilles Picard os terceiros. Schlesser ainda ocupa a primeira colocação na geral.
Este texto foi escrito por: André Pascowitch