Amyr Klink realizou o sonho de apresentar hoje um barco totalmente planejado por ele e contruído sob sua supervisão. Em menos de três horas o veleiro Paratii-Vento, de 93 pés de comprimento (29,72m), foi içado ao mar no porto de Santos, litoral de São Paulo, e seguiu para o
Guarujá (SP). O velejador, que guiará o barco em sua próxima expedição de volta ao mundo, ficou dentro da embarcação durante todo o procedimento. Um guindaste de última geração, com 50m de altura e quatro apoios de 7m x 1.5m, foi utilizado.
“Estou contente e aliviado por ter concluído esta etapa da construção do Paratii. Comecei o trabalho há seis anos com dinheiro do meu bolso. Depois, a Petrobrás e o Vento ajudaram a agilizar as coisas”, revelou Klink.
Despedida? Ainda não – Com o Paratii-Vento dentro dágua, as filhas de Amyr, Tamara, Laura e Marina Helena subiram a bordo para estourar uma garrafa de champanhe acompanhadas da mãe, Marina Bandeira. As meninas choraram muito ao ver o pai dentro do barco, acreditando que ele já estivesse de partida para uma nova aventura.
Ainda inacabado, o Paratii seguiu para o pier 26 do Guarujá, onde ficará por três meses. Em setembro, Klink vai à Espanha com o barco motorizado para buscar dois mastros de 36m. No fim do ano, fará uma viagem de teste com a tripulação de seis pessoas para a Antártica. A circunavegação da terra pelos pólos está prevista para o meio do ano que vem.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: fevereiro 13, 2001