Está lançada a maior pesquisa de público para saber quem são os praticantes de escalada e montanhismo no país. O Censo 2005 de Praticantes de Escalada e Montanhismo é uma iniciativa de saber quem é o público do montanhismo nacional, qual seu nível de conhecimento do esporte, quais equipamentos próprios e quantidades eles têm, quais as suas marcas preferidas.
Segundo Victor Beal, a idéia foi voluntária e conjunta, envolvendo empresas, lojas e praticantes, e entidades ligadas ao esporte, sem fins lucrativos. Qualquer praticante deste esporte pode se inscrever até novembro de 2005.
O projeto foi desenvolvido inicialmente pela Dominiun Montanhismo e atualmente tem o apoio de inúmeras empresas e pessoas no seu desenvolvimento, como o Webventure.
Objetivos imediatos:
Quantificar os praticantes de montanhismo e escalada no Brasil dentro das diversas modalidades segmentadas por estados;
Gerar análises qualitativas a partir de dados relacionados a idade, grau de instrução, localidade, conhecimento e experiência, dentre outros, através de tópicos especialmente elaborados para este fim;
Analisar o crescimento destas atividades nos últimos 10 anos e a forma como tem se dado este crescimento;
Analisar o conhecimento técnico dos praticantes, a preferência de, acesso a informação;
Tornar públicos os resultados da pesquisa, mantendo sigilo sobre os dados individuais de cada pesquisado.
Objetivos a longo prazo:
Repassar informações segmentadas às entidades cadastradas para que as mesmas possam atuar diretamente na sua região sobre os pontos negativos encontrados nos praticantes de sua área;.
Viabilizar o cadastro nacional de praticantes e entidades;
Realizar pesquisas e amostragens requisitadas por entidades e empresas;
Realizar o censo em intervalos de no mínimo 4 (quatro) anos.