Antártica (foto: Nelson Bareta)
Em 2005, o glaciólogo Jefferson Cardia Simões, explorador polar e cientista, alcançou o pólo sul por via terrestre. Jefferson se consagrou como o primeiro brasileiro a fazer a travessia da Antártica. Para comemorar um ano do feito, o Núcleo de Pesquisas Antárticas e Climáticas NUPAC, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), lança um site interativo sobre a expedição.
Após 22 anos de expedições por parte do governo e navegadores brasileiros que se concentraram na costa do continente branco, o glaciólogo foi o primeiro pesquisador nacional adentrar de fato os 14 milhões de quilômetros quadrados que formam a Antártica.
Durante os dois meses e os 2.300km que levou para alcançar o Pólo Sul Geográfico ( 90ºS), Jefferson enfrentou temperaturas de 40 graus negativos e ventos de 160 quilômetros por hora. Seu transporte era um trator polar e seus abrigos iglus e barracas.
A expedição brasileira foi parte do projeto Expedição Científica Transantártica Internacional (ITASE, em inglês), esforço coordenado de mais de 20 países que objetiva compreender o impacto das ações do homem no meio ambiente da Antártica e, ao Brasil em particular, como o clima no continente branco afeta o país.
Para saber mais informações acesse o site http://www.ultimafronteira.com.br, que mostra, por meio de vídeos e fotos, a paisagem no local e o cotidiano de Jefferson durante sua jornada.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: junho 14, 2006