A marca comemorativa dos 100 anos da conquista do Dedo de Deus (foto: Divulgação)
Em 2012 é o centenário da conquista do Dedo de Deus, na Serra dos Órgãos (RJ), data que se tornou simbolo do montanhismo no Brasil. Para celebrar, a Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada está organizando, entre 23 de abril e 1º de maio, a 1ª Semana Brasileira de Montanhismo (leia detalhes aqui).
No final de semana passado (10 e 11 de dezembro) rolou, como aquecimento à festa, o lançamento oficial do selo comemorativo dos 100 anos. A marca foi apresentada Federação de Montanhismo do Estado do Rio de Janeiro (Femerj) a montanhistas e curiosos durante o aniversário de 150 anos do reflorestamento do Parque Nacional da Tijuca.
A criação do selo é uma iniciativa da CBME, com apoio das federações estaduais, para ser usado por entidades de montanhismo e escalada na divulgação dos esportes e de como eles são praticados no Brasil. Nas palavras de Kika Bardford , vice-presidente da Femerj, espera-se que as pessoas entendam o que é o montanhismo tradicional e o que ele significa.
Não existe no mundo outra região urbana com tantas vias de escalada em rocha como no Rio de Janeiro. Talvez por isso, a cidade tenha sido palco para os primeiros grandes feitos do esporte no país. Agora, em 2012, esse patrimônio natural será mais uma vez de grande importância para os escaladores, servindo de palco para os seguinte eventos:
>> 2º Congresso Brasileiro de Montanhismo e Escalada; 2º Encontro de Parques de Montanha do Brasil; 1º Encontro de Pesquisas Sobre Uso e Conservação de Montanhas; 25ª Abertura de Temporada de Montanhismo (ATM), um evento gratuito e aberto ao público em geral; Campeonato Brasileiro de Escalada Esportiva; Cine Montanha na Praça, gratuito e aberto ao público; curso Acesso e Conservação em Áreas de Montanhismo; exposição Cem Anos de Montanhismo no Brasil, gratuito e aberto ao público; exposição fotográfica; palestras com atletas internacionais convidados; e workshops de segurança em escalada.
O Dedo de Deus, pico rochoso de 1.692 metros de altitude, foi conquistado pela primeira vez em 9 de abril de 1912, por José Teixeira Guimarães e os irmãos Acácio, Alexandre e Raul Carneiro.
Este texto foi escrito por: Da Redação
Last modified: dezembro 14, 2011