A sexta etapa do Rally dos Sertões termina em Seabra, cidade localizada na Chapada da Diamantina, na Bahia. Há 456 quilômetros de Salvador, Seabra é uma pequena cidade, com aproximadamente 39 mil habitantes, que tem história para contar, além de atrativos naturais.
Seabra tem clima seco e sub-úmido, com a temperatura variando entre 21º e 25ºC. A vegetação característica é a caatinga e seus principais rios são: Rio Cocho, Rio Tijuco, Rio Prata e o Rio dos Riachos.
A economia da cidade é baseada principalmente na agricultura, no comércio, em pequenas industrias, na agricultura e na extração de minérios.
História – Com o crescimento das minas de Jacobina e Rio de Contas, a Coroa Portuguesa determinou que fosse construída a Estrada Real, ligando as duas regiões. Essa estrada passava por terras desertas, hoje o município de Seabra.
Desiludidas com o garimpo, muitas pessoas se fixaram nessa região e desenvolveram a agricultura e a pecuária.
Fala-se na cidade que Seabra, inicialmente chamada de povoamento de São Sebastião do Cocho do Pega, surgiu de uma aglomeração de casas de palha onde os viajantes se abrigavam.
Em 1929 a sede do município de Campestre foi transferida para o Povoado de São Sebastião do Cocho do Pega, que passou a se chamar nesse ano Doutor Seabra. No mesmo ano passou a ser denominado apenas de Seabra.
A cidade de Seabra tem alguns povoados que contam um pouco da história da cidade, além de atrativos naturais como grutas e cavernas, uma serra onde é possível fazer caminhada, entre outros. Veja abaixo algumas dessas atrações:
Fazendo uma caminhada na serra, o visitante pode observar além da diversidade de plantas nativas como as orquídeas e bromélias, algumas grutas onde há painéis de pinturas rupestres.
Apenas o Buraco do Cão tem infra-estrutura turística e sua principal atração é um conjunto de represas de travertino de 10 metros de altura e um lago de 600 metros de extensão.
Este texto foi escrito por: Webventure