Webventure

Largada do Rally dos Sertões muda para Goiânia


A quilometragem do rali não foi alterada (foto: André Chaco/Webventure)

A largada do Rally dos Sertões 2002, no dia 24 de julho, não será mais no Rio de Janeiro, como estava previsto, e sim em Goiânia. A infra-estrutura oferecida pelo Governo de Goiás e a localização geográfica da capital do estado pesaram na decisão da Dunas Race, organizadora da prova.

A mudança não interferiu na quilometragem total do trajeto, com cerca de 3.700 km, e o final da competição está mantido para o dia 2 de agosto, em Fortaleza.

O anúncio oficial da mudança do roteiro foi feito por Marcos Ermírio de Moraes e Simone Palladino, diretores da Dunas. Eles estiveram reunidos com representantes do governo goiano para traçar as estratégias de ações, vinculando o nome de Goiás à maior competição off-road da América Latina. “Estamos tendo um apoio enorme por parte do governo. Com certeza vamos fazer uma grande festa em Goiânia”, afirma Simone Palladino.

Roteiro – Depois da largada promocional, os pilotos de carros, motos, quadriciclos e caminhões vão disputar o prólogo, prova curta que definirá a ordem de saída para a primeira etapa do rali, entre Goiânia e Pirenópolis. O trecho terá 220 quilômetros no total, sendo 100 cronometrados.

No primeiro desafio, os competidores enfrentarão muitas curvas e pedras. Após Pirenópolis, o próximo destino será Caldas Novas, fazendo a etapa cronometrada do dia anterior no sentido inverso.

A partir do quarto dia, entre Pirenópolis e Diamantina, já em Minas Gerais, o Rally Internacional dos Sertões volta para o roteiro original, como apresentado inicialmente pela organização do evento. Após Diamantina, a prova passará por Janaúba, Ibotirama, Cidade X (nome dessa cidade não será revelado pela organização), Floriano, Crateús e finalmente Fortaleza.

  • Dia 24/07 – Largada promocional em Goiânia
  • Dia 25/07 – Goiânia (GO) / Pirenópolis (GO)
    Especial: 100 km
    Deslocamento: 120 km
    Total: 220 km
    Saindo de Goiânia, os participantes seguirão em deslocamento. Depois haverá a primeira especial da competição, com 100 quilômetros. O trajeto terá muitas curvas e pedras e exigirá técnica dos pilotos de carros, motos, quadriciclos e caminhões.
  • 26/07 – Pirenópolis (GO) / Caldas Novas (GO)
    Especial 1: 100 km
    Especial 2: 70 km
    Deslocamento: 230 km
    Total: 400 km
    No segundo dia de competição a caravana do Rally dos Sertões enfrentará praticamente os mesmos obstáculos da primeira etapa especial, mas no caminho inverso.
  • 27/07 – Caldas Novas (GO) / Diamantina (MG)
    Especial 1: 170 km
    Especial 2: 60 km
    Deslocamento: 400 km
    Total: 630 km
    Os pilotos vão enfrentar áreas de cerrado, piçarra, muita poeira e pedras. O Rally dos Sertões estará deixando o estado de Goiás e entrará em Minas Gerais.
  • 28/07 – Diamantina (MG) / Janaúba (MG)
    Especial 1: 210 km (neutralizado de 10 minutos)
    Especial 2: 100 km
    Deslocamento: 120 km
    Total: 430 km
    O dia é forte candidato a um dos mais bonitos do Rally dos Sertões 2002. “A especial será espetacular, linda!”, adianta Marcos Ermírio de Moraes. Boa parte da prova se desenvolverá no topo da serra, com subidas, descidas e curvas fechadas. Depois da metade da especial os pilotos enfrentarão trecho de trial, com pedras grandes e vales. Os últimos 10 quilômetros serão mais rápidos. Marcos Ermírio conta que a especial pode definir a prova.
  • 29/07 – Janaúba (MG) / Ibotirama (BA)
    Especial 1: 100 km
    Especial 2: 150 km
    Deslocamento: 200 km
    Total: 450 km
    A primeira especial começa rápida, com retas longas. “Poças secas”
    predominam, formando depressões no chão. Depois a especial terá trechos “travados” e sinuosos, com pedras soltas e enterradas até a metade, ficando apenas a ponta exposta. “Os amortecedores vão fazer a diferença neste dia”, dá a dica Marcos Ermírio. Na segunda disputa do dia, os pilotos de carro terão muito trabalho para fazer ultrapassagens nos primeiros 30 km, já que a pista é estreita.
  • 30/07 – Ibotirama (BA) e “Cidade X”
    Especial: 200 km
    A organização não divulgará o local da parada depois de Ibotirama porque será a Etapa Maratona e nem o total de deslocamento. No final deste dia os competidores de carros, motos, caminhões e quadriciclos não poderão contar com a ajuda dos mecânicos e das equipes de apoio, que seguirão direto para Floriano, no Piauí. Os pilotos terão que fazer toda a manutenção dos veículos. A prova toda acontecerá na caatinga baiana. Neste trecho serão instalados radares em vilarejos.
  • 31/07 – “Cidade X” e Floriano (PI)
    Especial 1: 130 km
    Especial 2: 160 km
    Deslocamento: 240 km
    Total: 530 km
    A primeira especial será a mais rápida do dia, com piçarras, pedras, erosões e depressões na pista. Os navegadores não terão tanto trabalho neste dia, já que a distância entre uma referência e outra será bem longa. A segunda especial será travada e haverá “plantação de pedra”. Essas pedras, que têm parte delas enterradas e uma ponta para fora da terra, poderão ser as grandes inimigas dos pneus durante do Rally dos Sertões 2002.
  • 01/08 – Floriano (PI) e Crateús (CE)
    Especial 1: 120 km
    Especial 2: 110 km
    Deslocamento: 220 km
    Total: 450 km
    As duas etapas cronometradas terão navegação exigente, com referências muito próximas. A primeira especial será travada, com média horária baixa. Dependendo das condições do local haverá um trecho de trial de quatro quilômetros dentro de um rio que deverá estar seco em agosto. O chão é todo de pedras. “Será quebradeira total”, adianta Marcos Ermírio. No topo de uma serra haverá o “trecho do autorama”, circuito sinuoso só de areia, sem pedras.
  • 02/08 – Crateús / Fortaleza
    Especial 1: 20 km
    Especial 2: 6 km
    Deslocamento: 350 km
    Total: 376 km
    Após a saída de Crateús os competidores seguirão direto para a capital do Ceará. Serão duas especiais nas dunas de Fortaleza até a chegada ao Beach Park. No trecho de 20 quilômetros na areia a organização irá instalar dois postos de controle que precisarão ser alcançados pelos competidores.
  • 03/08 – Festa de encerramento em Fortaleza e premiação.

    Este texto foi escrito por: Webventure