A 51ª edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela Daycoval, programada para acontecer de 20 a 27 de julho no Yacht Club de Ilhabela (YCI), já está gerando grandes expectativas entre velejadores de todo o Brasil. Um dos destaques confirmados é Lars Grael, ícone do esporte e bicampeão olímpico, que estará presente na competição.
Com a participação esperada de mais de 100 veleiros de diversas classes, como ORC, BRA-RGS, C30, Clássicos e RGS Cruiser, a próxima edição da SIVI promete ser um evento de alto nível, atraindo tanto os competidores quanto os espectadores que lotarão o canal de São Sebastião.
Lars Grael, que conquistou medalhas de bronze nas Olimpíadas de Seul 1988 e Atlanta 1996, expressou sua empolgação para a 51ª edição e ressaltou a importância histórica e a atmosfera única da Semana de Vela de Ilhabela Daycoval.
“Não vejo a hora de ver o canal repleto de velas. Estou ansioso para voltar e participar, mesmo sem saber ainda em qual barco estarei. Ilhabela é realmente uma ilha belíssima, um dos principais cartões-postais da costa brasileira e um lugar excelente para velejar”, disse o velejador.
“A Semana de Vela de Ilhabela se tornou a mais popular, prestigiada e concorrida. É um evento importante que movimenta a economia local, impactando hotéis, bares e restaurantes. É maravilhoso ver o canal cheio de barcos e entusiastas da vela”, acrescentou.
A 51ª SIVI Daycoval terá um toque especial com uma homenagem a medalhistas olímpicos e velejadores brasileiros que se destacaram nos Jogos Pan-Americanos. A vela brasileira, com 19 medalhas olímpicas, é uma das modalidades mais bem-sucedidas do país.
Essa homenagem destaca a diversidade de talentos e a rica história da vela no Brasil, uma tradição que a SIVI se orgulha de manter e promover.
“No campeonato, embora a categoria principal seja a vela de oceano, participam velejadores iniciantes, alguns pagando por uma vaga em barcos com comandantes experientes, velejadores amadores de fim de semana e também velejadores profissionais com destaque internacional.”
“E na SIVI, todos eles se encontram para velejar juntos. Isso já é uma grande tradição; o evento é uma verdadeira confraternização de velejadores de todo o país”, destacou Lars.