Webventure

Leitura da via dá título a Paloma e derruba Camilla

“Eu estava nervosa”, revela Paloma Cardoso, que hoje, aos 19 anos, conquistou seu quarto título Brasileiro. A escaladora paulista de afirma que ‘estava ansiosa enquanto esperava sua vez de ir para o muro’, mas que o segredo da vitória foi ter controlado a emoção na hora de ‘ler’ a via.

Antes de começar a disputa, todos os finalistas são chamados a ver a via que vão escalar em instantes. Eles tentam estudar os movimentos que serão necessários para chegar ao fim. “Eu fiz exatamante o que tinha lido, achei que a via estava até mais fácil na prática”, conta Paloma.

Por outro lado, a leitura derrubou Camilla Santos, uma das principais adversárias de Paloma. “Eu também estava bastante nervosa, não sei explicar por quê”, diz a carioca de 14 anos. “Não li a via direito, acabei fazendo várias passadas erradas e não tive forças no final.”

Acabada a disputa nacional, as duas se preparam para uma verdadeira ‘guerra’ no próximo fim de semana, no Sul-Americano. O campeonato quase que pode ser resumido como um novo desafio Brasil x Chile, duas das principais potências no continente. Paloma tem uma “briga” particular com Sara Aylwin. “Eu perdi para ela tanto no Desafio de 98, quanto no Pan do ano passado”, lembra. “As pessoas me dizem o tempo todo: ‘Paloma, por favor, vê se ganha agora, hein? ‘ Eu digo que ninguém mais do que eu quer essa vitória.”

Este texto foi escrito por: Luciana de Oliveira