Webventure

L’Étape Campos do Jordão confirmado em setembro

O L’Étape Campos do Jordão presented by Santander está com as inscrições  a todo vapor. 

Entre os dias 22 a 24 de setembro os ciclistas poderão, pela sexta vez na cidade, sentir de perto toda a experiência do Tour de France, maior prova de ciclismo do mundo.  

Os competidores podem fazer sua inscrição aqui.

A prova amadora serve para dar ao ciclista a experiência completa do Tour desde a inscrição até a linha de chegada.

No Brasil, são três edições no ano: L’Étape Cunha, também no Vale do Paraíba, L’Étape Rio, no Rio de Janeiro, e o L’Étape Campos do Jordão.

Este último, já é considerado a prova de ciclismo amador mais tradicional do país e sempre acontece no mês de setembro. 

São dois percursos que fazem parte do L’Étape Campos do Jordão: o longo de 104 km e o curto, com 60km.

Todo o trajeto é fechado somente para os ciclistas, que abrangem no percurso longo, cidades da região como Santo Antônio do Pinhal. A prova é considerada a maior da América Latina.

”O L’Étape tem o objetivo de aproximar os participantes da experiência da maior competição de ciclismo do mundo”.

”Vamos para a sexta edição em 2023 na cidade de Campos do Jordão, onde proporcionamos o mais alto nível de entretenimento esportivo para atletas, familiares e amigos”.

”Também continuaremos a busca por envolver cada vez mais a população da cidade-sede, trazendo retorno financeiro não só nos dias do evento, mas estimulando o turismo e o cicloturismo durante todo o ano”, disse Fábio Bodra, diretor do evento.

O kit da prova é composto por uma jersey de ciclismo, dois chips de cronometragem, um número de frontal de bicicleta e um número adesivo de canote de selim.

Última edição em Campos 

Na última edição de Campos do Jordão (SP) mais de 3.600 ciclistas de todo o país e do exterior participaram da edição do evento e durante os três dias de evento, mais de 18 mil pessoas visitaram o Village do L’Étape.

O Village reúne marcas, lojas e experiências de patrocinadores fica aberto desde sexta-feira até o dia da prova, no domingo. 

Na distância de 107 quilômetros, o chileno Vicente Rojas cruzou a linha de chegada praticamente no photo-finish superando Euller Magno, Caio Godoy e Bruno Lemes. No feminino, a ganhadora do percurso longo foi Fernanda Maceira Martello, que repetiu a dobradinha do pódio do L’Étape Rio 2022 com Cristiane Pereira da Silva. Victoria Martins Remaili foi a terceira colocada.

L’Étape by Tour pelo mundo

 O L’Étape Brasil by Tour de France é uma das mais importantes provas do ciclismo amador do país.

Com três etapas no país, o evento só perde para o México em números de provas chanceladas pelo Tour de France.

O L’Étape by Tour de France possui 30 etapas espalhadas pelo mundo. Entre os países que recebe as etapas amadoras estão: México, Canadá, Colômbia, República Tcheca, Dinamarca, França, Equador, Grécia, Brasil, Indonésia, Bolívia, Estados Unidos, Espanha, Romênia, Eslovênia, Eslováquia, Suíça,  Portugal, Holanda, Bulgária, Chipre, Malásia e Tailândia.  

Sobre o Tour de France

O Tour de France é a mais tradicional prova do ciclismo de estrada mundial, assim como o maior evento esportivo anual do mundo. Criado em 1903, o Tour de France reúne a nata do ciclismo: somente os melhores do mundo podem percorrer os 3.600 km da competição.

É um evento de 22 dias (sendo apenas 2 dias de descanso para os atletas) que acontece sempre ao longo mês de julho.

O Tour é composto por 20 etapas de trajetos diferentes, que passam pela França e por países vizinhos. Por toda a sua grandiosidade, o Tour de France tornou-se um objeto de desejo de muitos atletas e espectadores. A cada ano a competição leva mais de 12 milhões de pessoas às ruas para torcer e animar os atletas ao longo das estradas.