Uma das principais provas de ciclismo de estrada amador do mundo, o L’Étape Rio by Tour de France presented by Santander anunciou, nesta semana, que a edição de 2023 contará com adicional de trecho e altimetria em relação ao último ano. Agora, serão 55 km no percurso curto, contra 110 do longo. Inicialmente, seriam 46 km e 102 km, respectivamente.
O objetivo da novidade é tornar a prova ainda mais desafiadora e proporcionar uma maior interação dos ciclistas com as lindas paisagens do Rio de Janeiro.
Houve acréscimo de percurso no Alto da Boa Vista e também na Estrada da Canoa. Além disso, as altimetrias também estão maiores. No percurso curto, a altimetria acumulada é de 650 metros. Já no longo, serão 1300 metros, uma diferença de 200 metros a mais, o que equivale a um prédio de 70 andares.
As largadas do L’Étape Rio by Tour de France presented by Santander acontecerão no dia 25 de junho, às 6h, na Marina da Glória, um dos principais pontos turísticos da Cidade Maravilhosa. Os competidores podem fazer sua inscrição aqui, até o dia 12.
“A gente espera que os atletas aproveitem esta chance de pedalar no Rio de Janeiro de uma forma segura, tendo toda a orla da Zona Sul, o Parque Nacional da Tijuca, o Aterro e a Região Portuária e o túnel Marcello Alencar, que desce 60 metros para o nível do mar, as regiões mais belas da cidade, à disposição”, conta Fernando Cheles, diretor de prova.
Estes aumentos são buscados anualmente como uma forma de melhorar ainda mais a qualidade da prova, assim como exigir ainda mais técnica dos ciclistas. Para 2024, a direção da prova prepara ainda mais novidades.
“É uma área muito verde, principalmente na área do Parque Nacional da Tijuca. A gente espera que os ciclistas se desafiem ainda mais. Que o evento possa propiciar uma pedalada única no Rio de Janeiro”, conclui Cheles.
O L’Étape
É a terceira vez que o L’Étape estará no Rio de Janeiro e essa competição é a segunda etapa do L’Étape Brasil by Tour de France presented by Santander. A primeira prova do calendário de 2023 aconteceu em abril, na cidade de Cunha (SP). Já a terceira será em Campos do Jordão, em setembro. O L’Étape Brasil é voltado para os ciclistas amadores e tem a chancela do Tour de France, uma das maiores competições de ciclismo de rua do mundo.
O L’Étape Brasil by Tour de France é uma das mais importantes provas do ciclismo amador do país. Com três etapas no país, o evento só perde para o México em números de provas chanceladas pelo Tour de France.
O L’Étape by Tour de France possui 30 etapas espalhadas pelo mundo. Entre os países que recebe as etapas amadoras estão: México, Canadá, Colômbia, República Tcheca, Dinamarca, França, Equador, Grécia, Brasil, Indonésia, Bolívia, Estados Unidos, Espanha, Romênia, Eslovênia, Eslováquia, Suíça, Portugal, Holanda, Bulgária, Chipre, Malásia e Tailândia.
Sobre o Tour de France
O Tour de France é a mais tradicional prova do ciclismo de estrada mundial, assim como o maior evento esportivo anual do mundo. Criado em 1903, o Tour de France reúne a nata do ciclismo: somente os melhores do mundo podem percorrer os 3.600 km da competição. É um evento de 22 dias (sendo apenas 2 dias de descanso para os atletas) que acontece sempre ao longo mês de julho.
O Tour é composto por 20 etapas de trajetos diferentes, que passam pela França e por países vizinhos. Por toda a sua grandiosidade, o Tour de France tornou-se um objeto de desejo de muitos atletas e espectadores. A cada ano a competição leva mais de 12 milhões de pessoas às ruas para torcer e animar os atletas ao longo das estradas.
Last modified: junho 6, 2023