Stamm lidera com 3.352 quilômetros a frente de Kojiro (foto: onEdition/ 5 Oceans)
Pouco depois das 17h30 (Horário de Brasília) de ontem o experiente comandante inglês Bernard Stamm, líder da regata solo de volta ao mundo 5 Oceans, cruzou o Cabo Horn em um único gybe numa velocidade de 16 nós. Hoje, para evitar as más condições do Atlântico Sul entre a Argentina a Isla de Los Estados, Stamm optou guiar o Cheminees Poujoulat por um caminho mais longo a nordeste.
Estou muito feliz por sair do Pacífico. O Cabo Horn era o objetivo desde que Fremantle e chegar até ele foi muito satisfatório, disse o líder. Agora, sua diferença para o segundo colocado Kojiro Shiraishi, a bordo do Spirit of Yukoh, é de 3.352 quilômetros. Ainda no Pacífico, Shiraishi está guiando seu Open 60 para leste, 1852 quilômetros a frente do terceiro colocado Unai Basurko, no Pakea.
Basurko enfrenta problemas com seu barco, seus indicadores de vento quebraram, tanto o que fica no mastro como o que está localizado na popa do barco. Seus problemas fizeram com que diminuísse muito sua distância para Graham Dalton, em A Southern Man AGD, que agora é de apenas 185 quilômetros.
Sir Robin Knox-Johnston, a bordo do Saga Insurance amarga a última colocação, após ter consertado provisoriamente os problemas com sua vela principal e a estar usando suspensa. Hoje os velejadores completam 25 dias no mar durante a segunda perna da 5 Oceans, que começou em Fremantle, na Austrália, e irá terminar em Norfolk, nos Estados Unidos. Esta é a etapa mais longa, com 23 mil quilômetros.
Este texto foi escrito por: Webventure