Ana Flávia Sgobin (foto: Divulgação)
Ana Flávia Sgobin está confirmada no Bicicross Americas 2009, torneio internacional que reunirá os melhores pilotos do país e destaques do exterior. Principal nome do bicicross feminino nacional na atualidade, a piloto paulista lidera o ranking brasileiro, além de ser a campeã no ano passado do Bicicross Americas e medalha de prata no Pan do Rio. A prova será nos dias 7 e 8 de fevereiro, na pista do Conjunto Monte Verde, em Paulínia, interior de São Paulo.
A atleta está no Chile para a participação na etapa de Santiago do Ranking da América Latina da União Ciclística Internacional (UCI), mas já com a estratégia pronta para defender o título no Brasil.
“O Bicicross Américas é um grande evento do calendário nacional, tanto para pilotos como para a própria modalidade, devido a toda estrutura que engloba a competição. Como o bicicross tem como suas duas mais importantes categorias a Elite Men (masculino) e a Elite Women (feminino), acredito que a participação feminina só tem a somar. Além disso, possibilitará também que o público feminino possa se interessar cada vez mais por essa modalidade, afirma Ana, que ficou em terceiro no final de semana, na Argentina.
Mesmo com treinamento focado nas competições que valem pontos para o Ranking UCI e também para o Mundial, em julho, na cidade de Adelaide (AUS), Ana Flávia explicou que não poderia deixar de prestigiar o evento.
“Não estarei no melhor da minha forma física e técnica devido também ao início da temporada. Retomei os treinamentos agora em janeiro e isso pode causar uma redução no rendimento na pista. Mas, apesar disso, espero alcançar um resultado satisfatório, explica a piloto, que em setembro último conquistou o seu 12º título de campeã brasileira da modalidade. .
A piloto também aproveita o início da temporada para planejar o futuro. “Já estou pensando em buscar uma vaga olímpica para Londres em 2012, pois as etapas classificatórias começarão em janeiro de 2010 e vão até maio de 2012. Espero alcançar bons resultados nas etapas deste mês na Argentina e no Chile, pois sei que serão pontos importantes para a seleção e também me ajudarão na retomada do ritmo de competição de alto rendimento. No dia 08 de março acontecerá o Campeonato Pan-Americano de BMX, na cidade de Pasto, na Colômbia, é outro evento que quero fazer um bom papel, completou.
A disputa feminina ainda contará com outras 21 atletas entre as melhores do ranking nacional. Também já estão confirmadas as pilotos Camila Brustolin e Thaise de Souza, respectivamente quarta e quinta colocadas no Ranking Brasileiro.
Sistema de Disputa
A prova principal de domingo reunirá 64 pilotos, incluindo os quatro melhores brasileiros de 2008 e de quatro a seis estrangeiros convidados. Os demais pilotos sairão de uma seletiva no sábado, caso o número ultrapasse as 55 vagas restantes (se forem convidados dez pilotos, a seletiva classificará 52 para o domingo). Essa seletiva será individual e definida por uma tomada de tempos, a partir das 13 horas, classificando os melhores. No domingo, a prova terá eliminação direta, sendo que cada bateria reunirá oito pilotos, passando os quatro melhores para a fase seguinte até a final. O feminino, por sua vez, reunirá as 22 mais bem colocadas do ranking e não terá tomada de tempos.
Este texto foi escrito por: Webventure