Líderes comentam a regata Alcatrazes

Redação Webventure/ Vela

Souza Ramos no timão do Phoenix (foto: Daniel Costa/ www.webventure.com.br)

Direto de Ilhabela (SP) – Após aproximadamente sete horas de regata, os primeiros veleiros cruzaram a linha de chegada na Alcatrazes por Boreste, competição que abre a Semana de Vela de Ilhabela. O Phoenix/Mitsubishi de Eduardo Souza Ramos, de 57 pés, foi o primeiro a chegar.

Para o velejador, que já representou o Brasil na Olimpíada de Los Angeles (1984) e é octacampeão da Semana de Vela de Ilhabela, o desempenho da tripulação fita azul poderia ter sido melhor. “Não velejamos bem na saída do canal. Chegamos a ficar lado a lado com o Sorsa, o que não é bom para nós. Na montagem de Alcatrazes nós abrimos muito tentando evitar a parada de vento e eles tiraram quase metade da distância. Ainda na chegada o vento rondou quase 80 graus, o que favorece quem está vindo atrás”, comentou o comandante. “Se tiramos uma colocação entre os cinco primeiros é lucro líquido.Mas foi uma ótima velejada. O dia não tinha nenhuma nuvem no céu. Foi um paraíso”, completou Souza Ramos.

Quem saiu contente da regata de Alcatrazes foi Lars Grael, tático do veleiro Sorsa III, segundo colocado no tempo real. “Fizemos uma regata taticamente conservadora. Tivemos a sorte de negociar uma boa saída do canal de São Sebastião, na ponta da Cela. E também na aproximação de Alcatrazes conseguimos tirar bastante tempo da diferença para o Mitsubishi”, avaliou.

“Na volta, vimos que já tínhamos uma vantagem sobre eles no tempo corrigido, então passamos a fazer a tática deles, para evitar qualquer lance de sorte ou azar. Estou contente que no tempo corrigido vamos conseguir vencê-los, porém ainda precisamos ver os tempos dos barcos menores”, avaliou Lars.

Cristabella em terceiro – O veleiro Cristabella ficou com a terceira colocação. Na tripulação estiveram presentes Horácio Carabelli, ex-Brasil 1, e Daniel Glomb, atual campeão do Match Race Brasil. Glomb comentou sobre a atuação da tripulação, junta pela primeira vez. “Foi uma regata muito difícil, com vários buracos de vento. Acertamos em algumas táticas, e erramos em outras. Agora é preciso esperar o tempo corrigido para saber. No geral, foi uma boa velejada, está todo mundo satisfeito. O clima abordo foi muito bom. É a primeira vez que velejamos juntos, porém as manobras saíram certas, acho que a tendência é só melhorar”, disse o tático da equipe.