Foto: Pixabay

Líderes da Volvo podem chegar amanhã em Melbourne

Redação Webventure/ Vela

Velejadores passam o dia todo enxarcados (foto: Divulgação/ VOR)
Velejadores passam o dia todo enxarcados (foto: Divulgação/ VOR)

Os veleiros ABN Amro 1 e 2 estão a menos de 500 milhas do ponto final da segunda perna, Melbourne, na Austrália. Segundo o meteorologista da equipe de terra, é possível que o ABN Amro 1 se aproxime ainda nesta sexta-feira da costa australiana.

O problema será a aproximação na cidade. Existem chances da situação ficar parecida com a chegada na Cidade do Cabo, quando alguns veleiros se arrastaram a um nó de velocidade. “Eles poderão chegar ao Cabo Howe (na entrada da baía de Melbourne) na sexta-feira, então talvez possam aproveitar a brisa marítima que se forma perto da costa em direção da Baía de Port Phillip. Mas também podem entrar através da baía, durante a noite e com ventos fracos, e isso vai tornar a aproximação difícil”, explicou

Mas até lá ele prevê ventos bons para os líderes da Volvo. “A frente do sistema de baixa pressão que está atrás deles vai alcançá-los quinta-feira à noite ou sexta de manhã com uma grande rondada para a esquerda”, prevê.

Velhos tempos – Ontem a tripulação do ABN Amro 2 voltou aos velhos tempos da navegação após um pequeno incêndio na fiação do veleiro. “De repente o Seb põe a cara para fora da escotilha e diz ‘desça aqui agora!’ Desci e dei de cara com fumaça pra todo lado; o fogo tinha começado atrás da estação de navegação. Por sorte conseguimos desligar tudo e apagar o fogo rapidamente. Mas ele acabou com alguns equipamentos, o que vai dificultar um pouco as coisas até o fim da perna”, contou o navegador Simon Fisher.

Até fazer tudo funcionar de novo, os jovens velejadores foram guiados pela “boa e velha bússola”. Ninguém se feriu, mas ficou o susto. “Por um momento o barco inteiro estava pegando fogo e se você tocar em qualquer coisa toma um choque de 24 volts”, contou.

Atrás dos dois lideres está o Movistar, seguido pelo Piratas do Caribe e, bem depois, está o ING Real Estate Brunel. O Ericsson está sendo transportado de navio para Melbourne e o Brasil 1 segue com o mastro remendado para terra. Se a ordem continuar essa, a classificação no final da perna será a seguinte:

  • ABN Amro 1 29 pontos
  • ABN Amro 2 24 pontos
  • Brasil 1 15.50 pontos
  • Movistar 15.50 pontos
  • Piratas do Caribe 13.50 pontos
  • Ericsson 12.50 pontos
  • ING Real Estate Brunel 9.50 pontos

    Este texto foi escrito por: Webventure

    Last modified: janeiro 19, 2006

  • [fbcomments]
    Redação Webventure
    Redação Webventure