Nasser Al-Attiyah vence e se aproxima de Sainz (foto: Marcelo Maragni)
A decisão dos organizadores do Rally Dakar de diminuir a especial deste domingo, a fim de minimizar as chances de baixa, causou outro fenômeno: o surgimento das zebras. Nenhum dos líderes das quatro categorias venceu entre Arica e Antofagasta, ambos no Chile, na volta ao rali, após um dia de descanso.
Melhor para Francisco Lopez Contardo nas motos, Sebastian Halpern nos quadriciclos, Nasser Al-Attiyah nos carros e Ales Loprais nos caminhões. O triunfo mais comemorado pela população local foi a de Contardo, que é chileno e venceu em casa.
A etapa foi tão curta que nem a quebra de uma parte da moto de Contardo impediu o final feliz para ele. Havia muita poeira e, apesar de ter perdido o exaustor no meio da especial, ficando com medo que a moto quebrasse, consegui ser bem rápido. Para minha sorte, foi uma etapa curta, disse o chileno, que precisou de 3h29min45 para cruzar a linha de chegada.
Na sequência ficaram Cyril Despres e Marc Coma, os grandes favoritos ao título, com 2min21 e 3min45 de desvantagem, respectivamente. O brasileiro Jean Azevedo ficou em 13º, a 25min47. A nova classificação geral tem Coma em primeiro, seguido por Despres (a 7min24) e Contardo (a 18min27). Jean Azevedo é o 12º (a 2h02min07).
Mais surpresas – A vitória de Al-Attiyah nos carros não chega a ser uma zebra, embora o piloto do Qatar tenha sido a segunda em seis dias. Al-Attiyah, que corre pela Volkswagen, conseguiu superar Carlos Sainz em 1min20, diminuindo a diferença que separa eles na classificação geral.
Já os brasileiros Guilherme Spinelli e Youssef Haddad ficaram na oitava posição (a 22min14), saltando para o sétimo lugar no geral, a 2h38min50 de Carlos Sainz, que ocupa a ponta com o tempo total de 23h21min58. Al-Attiyah aparece a 1min22 e Stephane Peterhansel a 21min11.
Por fim, nos caminhões, Ales Loprais venceu pela segunda vez no Dakar 2011 ao marcar o tempo de 2h23min43, deixando Firdaus Kabirov em segundo (a 5min03) e Vladimir Chagin em terceiro (a 14min05). Desta maneira, Chagin, seis vezes campeão do Dakar, perdeu a vice-liderança para Loprais. Kabirov é o primeiro, com 16min22 de frente para Loprais e 28min22 para Chagin.
Este texto foi escrito por: Redação Webventure
Last modified: janeiro 9, 2011