Teresina (PI) – Só quem assistiu ontem a chegada do Rally Internacional dos Sertões no River Side Shopping pode ter uma idéia de como foi o dia dos competidores e da organização do evento. No rosto de cada um que chegava vinha estampada a expressão de cansaço depois de um longo dia com duas especiais e muitos quilômetros de deslocamento, em um total de mais de 800 km para todo o dia.
Nas classificações, poucas mudanças. Nos carros, a liderança permanece segura nas mãos dos cearenses Riamburgo Ximenes e Paulo Salles, com uma Mitsubish Evolution. Os dois possuem larga experiência em ralis pilotando Trollers mas só receberam a Evolution cinco dias antes do início dos Sertões. “Nem deu tempo de treinar com o carro”, confessou Paulo. O que não parece ter sido problema para a dupla que logo na primeira acelerada ficou com o terceiro melhor tempo no prólogo
feito em São Paulo, antes da largada. “Desde então montamos uma estratégia de poupar o carro, e também a nós mesmos, nos primeiros dias de prova, e deixar para arriscar tudo só quando já estivéssemos aqui no Nordeste que é o terreno que conhecemos bem”, explicou Riamburgo.
A estratégia não só deu certo como manteve a dupla em boa posição para assumir a ponta diante da quebradeira geral dos outros líderes. “Se tudo der certo a festa já está pronta lá em Fortaleza”, revelou Paulo sem esconder o otimismo. “Vai ser muito bom ganhar o Rally dos Sertões em casa”, desabafou.
Reinaldo Varella e Alberto Fadigatti seguem com a segunda posição na geral, agora um pouco mais afastados dos cearenses. Quem anda acelerando muito nas especiais, apesar de estar muito longe dos líderes é o carioca Paulo Vignoli que quase leva mais uma Especial, se o seu pneu não tivesse estourado ao arrebentar uma porteira fechada em plena trilha. “Eu nem sei como consegui andar mais de 30 km da Especial com o pneu daquele jeito”, explicou Paulo.
Com o Rally nas mãos – Nas motos, José Hélio mantém a larga vantagem sobre os adversários. “Ele tem o Rally nas mãos, basta saber andar com calma e administrar a vitória”, confessa José Alexandre Tomaso, primeiro na categoria Production e um dos candidatos ao título na geral.
O grande susto do dia foi o acidente com Quinho Caldas, piloto do Rally e dono da revista Moto. Quinho sofreu uma queda na primeira Especial e foi removido para o hospital de Araguaína (TO) onde sofreu uma pequena intervenção cirúrgica no baço. Ele passa bem e descansa no hospital de Araguaína. Outro acidente curioso aconteceu com o piloto que acendeu um cigarro ao final da segunda Especial e esqueceu que suas mãos estavam molhadas de gasolina. Acabou o dia com graves queimadura nas mãos.
Para a organização da prova o dia também foi bastante casativo. Foram duas Especiais para cobrir com apenas um helicóptero de resgate, já que o outro teve que voltar a cidade de Araguaína para levar o piloto ferido. Como resultado a segunda Especial teve que ser cancelada para os carros. A grande maioria das equipes de apoio e controle da prova não conseguiram chegar a Teresina antes de meia-noite. Os aviões de apoio também não puderam ser utilizados pois não havia pontos de reabastecimento no caminho. Enfim, um dia complicado e cansativo
para todos.
Hoje o dia promete ser bem menos estressante. Serão três pequenas especiais até a cidade de Parnaíba (PI), única cidade costeira do Piauí. O Rally dos Sertões encontra o mar.
Este texto foi escrito por: Gustavo Mansur