Webventure

Litoral Sul de Pernambuco pode ganhar área de proteção ambiental

O Ministério do Meio Ambiente e o Ibama avaliam a criação de uma unidade de conservação no litoral sul de Pernambuco, na região da Praia de Porto de Galinhas, reconhecida por suas belezas naturais, como as piscinas de águas mornas entre os recifes de corais.

De acordo com a proposta da organização não-governamental Associação Ecológica de Cooperação Social, seria definida como Área de Proteção Ambiental (APA) a faixa que vai da Praia da Camboa à Baía de Serrambi, em Ipojuca, os manguezais da Ilha Estuarina de Porto de Galinhas, entre o Rio Merepe e Maracaípe, e ainda quinhentos metros mar adentro para proteção dos corais.

Se a região ganhar o status de APA, seu uso só poderá ocorrer de forma sustentável, com uma melhor ocupação das terras e com proteção dos recursos naturais. O litoral sul pernambucano abriga trechos de Mata Atlântica, manguezais, lagoas, dunas e recifes de corais e arenitos. Na foz do Rio Maracaípe, por exemplo, é possível encontrar animais como capivaras, jacarés, raposas do mato, guarás e cotias.

Com a implementação da área protegida, será possível criar o primeiro corredor ecológico do litoral nordestino setentrional, formando um “mosaico” de unidades de conservação. Ao sul, está a APA Federal Costa dos Corais, a Reserva Biológica Federal de Saltinho, a APA Estadual de Guadalupe e a Área de Preservação Estuarina Natural Estadual de Saltinho; e, ao norte, o Parque Metropolitano do Cabo de Santo Agostinho.

Este texto foi escrito por: Webventure