Foto: Pixabay

Livro de Bordo: Começa o Rally da Graciosa

Redação Webventure/ Offroad

Rafael Túlio é o líder da A6 (foto: Divulgação)
Rafael Túlio é o líder da A6 (foto: Divulgação)

Livro de Bordo é um documento onde os participantes de um rally ficam sabendo de tudo o que vai acontecer em termos de percursos e horários. Livro de Bordo do Chevrolet Power Team, aqui, é um documento onde vocês vão ficar sabendo de tudo o que acontece em termos de resultados e classificações. E o que é mais importante, não apenas dos dois Celta Rally 1.4 pilotados e navegados pelos 4 integrantes do Chevrolet Power Team que não estão nas pistas dos autódromos, disputando a Copa Nextel de StockCar. Afinal a voz do povo é sábia em dizer que “elogio em boca própria é vitupério”, além de ser altamente ineficiente.

Assim, a cada dia de cada etapa das provas do Brasileiro de Rally, você vai ler aqui um apanhado geral das provas. E além da competição o Livro de Bordo Chevrolet Power Team ainda vai falar da região e dos costumes locais, é como se você estivesse também presente por lá. Aproveite.

Direto de Curitiba-Campo Magro(PR) O Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade chega à sua quinta etapa do ano e é recebido com festa no tradicional palco do Rally de Santa Felicidade, Graciosa 27. Com o nome derivado da estrada da Graciosa (que calçada por paralelepípedos liga a capital paranaense ao litoral percorrendo a Serra do Mar) o rally que chega à sua 27ª edição promete muito para as três categorias inscritas. Um total de 23 carros : 8 na categoria N2, 8 na categoria A6 e 7 na categoria N4 já foram vistoriados, já participaram do shake down (uma espécie de warm up das provas de Rally) e se preparam para a largada promocional logo mais à noite.

Rápido RaioX
Serão oito especiais (total de 122,18Km) disputadas todas no sábado e tão variadas em termos de piso e perfil que a rigor poderiam até compor diversas etapas do Campeonato. Mesmo sem contar com a estrada da Graciosa entre as especiais (o trecho foi retirado da competição anos atrás por questões ambientais) o perfil do Rally de Santa Felicidade é de uma multiplicidade impressionante. Tão impressionante como é a quantidade e variedade de restaurantes desse enclave gastronômico que fica a poucos quilômetros da capital paranaense.

As especiais – A rigor são quatro percursos diferentes que compõem o total de oito trechos cronometrados. A SS1 Curitiba de 11,65km, cujos 4 km iniciais são os mesmos das SS3, SS5 e SS7, será percorrida apenas uma vez. A SS2 Campo Largo de 9,60Km será usada também como especiais SS4 e SS6 e tem seus 2,5km finais em comum com a SS8. A SS3 Santa Felicidade é a mais longa e exigente de todas com seus 24,85km e será repetida também como SS5 e SS7. Veja aqui os horários marcados para as largadas:

07h30 SS1 CURITIBA 11,65km
07h50 SS2 CAMPO MAGRO 01 9,60km
09h20 SS3 SANTA FELICIDADE 01 24,85km
09h50 SS4 CAMPO MAGRO 02 9,60km
11h25 SS5 SANTA FELICIDADE 02 24,85km
12h00 SS6 CAMPO MAGRO 03 9,60km
13h10 SS7 SANTA FELICIDADE 03 24,85km
14h50 SS8 GANS 7,18km
TOTAL 122,18km

“Asfalto, terra clara, saibro, pedriscos, pedras, saltos e lombadas em um percurso travado. Terra escura, mais pedras, cai a média de velocidade, mas que logo volta a subir quando o percurso se solta um pouco. Pulos, pontos cegos, lama, sombra, sol e uma paisagem que merecia ser olhada com calma. A troca de direção fica frenética, a seqüência de esquerdas e direitas, por seu ritmo e precisão, mais parece um desfile militar. Foram 8 curvas em seqüência enquanto o piso clareava de novo e passa a ser de terra roxa quando as curvas voltam a ter mais amplitude.” Pensa que acabou? Nada disso, ainda tem mais, lá vai: “Longo trecho em descida seguido por um longo trecho em subida o percurso volta a ficar mais travado são muitas pedras soltas pelo caminho, poças de água, piso escorregadio em uma descida rápida. A paisagem muda de novo, respira, toma fôlego junto com o Navegador que não parou de falar avisando ao Piloto de todas essas mudanças. A bandeirada final se aproxima e aparece quase que de repente”. Incrível, não é mesmo? E essa é apenas a descrição da SS3 (que se repete como SS5 e SS7) a mais longa da prova e que vai, na opinião de todos, decidir a prova.

Categoria N2
Na categoria N2 (carros com motor até 1.6 sem preparação e tração 4×2) os dois Celta 1.4, o #12 de Ulysses Bertholdo/Sidinei Broering e o #11 de Marlon Koerich/Joseane Koerich voltam com algumas modificações pequenas nas suspensões, um acerto diferente que faz parte da evolução natural. Os líderes de Fiat Palio de Fábio Dall’Agnol/Marcelo Dalmut porém não descansaram sobre os louros passados e chegam ao Paraná mais afinados ainda. E a novidade na N2 fica por conta do VW FOX da dupla Paulo Lemos/Armando Miranda. Paulo é tricampeão da Graciosa (1983/1987/1991) seu navegador venceu a prova em 2004 ao lado de Ulysses Bertholdo que assim como Édio Fuchter e Julio Sartori é bicampeão da Graciosa.

Categoria A6
Na categoria A6 (carros com motores até 1.6 com preparação e tração 4×2) a disputa fica mais uma vez entre os líderes Rafael Túlio/Gilvan Jablonski de Peugeot 206 e os vice-líderes, a dupla Luís Tedesco/Bruno Mega de Fiat Palio. A dupla Túlio/Jablonski corre em casa e espera manter o ritmo do ano. A dupla Tedesco/Mega, ao lado de suas ações sociais, espera repetir a vitória da Etapa anterior em Estação.

Categoria N4
Na categoria N4 (carros com motores até 2.0, turbo-alimentados e tração 4×4) a dupla vencedora de 2006 Júlio e Rafael Sartori trazem o seu Subaru Impreza de motor novo, para enfrentar mais uma vez a incrível armada Mitsubishi Lancer que venceu todas as provas deste ano. Pilotando os modelos Evo IX da marca vêm os líderes do campeonato, a dupla de Santa Catarina Édio Fuchter/Lelo Perdigão, seguidos (na ordem que ocupam no campeonato) pela dupla de casa, os paranaenses Marcos Marcola/Sérgio Tarcísio a dupla do Rio de Janeiro Guilherme Spinell/Marcelo Vívolo e de mais uma dupla de Santa Catarina Osvaldo ‘Alemão’ Scheer/Gilson Rocha.

São esses alguns detalhes daqueles que vão fazer o espetáculo deste sábado em um palco tradicional, desafiador, debaixo de um lindo sol em mais um dia perfeito para aumentar ainda mais a mística da Graciosa.

Este texto foi escrito por: Carlos Lua

Last modified: julho 20, 2007

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure