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Livro de Bordo: Resumo do Rally da Graciosa


Celta conseguiu a primeira vitória do ano (foto: José Mario/ Divulgação)

Direto de Curitiba-Campo Magro (PR) – O Chevrolet Celta #11 de Ulysses Bertholdo/Sidinei Broering venceu pela primeira vez no Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade, naquela que foi apenas a sua 5ª participação na categoria. “É um prêmio para toda a equipe Chevrolet que trabalhou tanto, um prêmio para o Celta que mostrou do que é capaz (um carro com um motor de apenas 1.4 vencer na categoria N2, reservada para carros de motores 1.6) e um prêmio para a dupla Ulysses e Sidinei que foram espetaculares” disse Luis Haas o Chefe da Equipe Chevrolet.

O Celta que venceu 4 das 7 especiais disputadas ficou à frente de um VW Fox e do outro Celtra, o de #12 da dupla Marlon e Joseane Koerich Na categoria N4 a vitória ficou com os líderes do campeonato Édio Fuchter/Lelo Martins com Marcos Marcola/Sérgio em 2º e Guiga Spinelli/Marcelo Vívolo em 3º, todos de Mitsubishi Evo IX. Na categoria A6 vitória do Fiat Palio de Luis Tedesco/Bruno Mega com o Gol de Leandro Brustolin/Daniel Ceconello em 2º e o Peugeot 206 de Augusto Galarda/Leonardo Pinotti em 3º.

A tradição da Graciosa
No final das contas foram realizadas apenas 7 das 8 especiais programadas. O cancelamento da última, curta e veloz especial SS8 foi ocasionado pelo atraso na programação. Atraso provocado não por falha da organização, mas sim pela enorme quantidade de público presente que aproveitou o dia de sol para ver emoção de verdade realmente de perto. “Tinha gente por tudo quanto era lado, é uma maravilha ‘jogar’ assim para a arquibancada cheia” declarou com bom humor Sidinei Broering comemorando uma vitória inédita. “Foi um rally muito técnico, o navegador chegava a perder o fôlego nas etapas SS3, SS5 e SS7 em uma seqüência de curvas sem fim.”

Ao seu lado Ulysses Bertholdo reforçou a sua condição de um dos maiores vencedores na Graciosa (três vitórias em companhia de Édio Fuchter e Paulo Lemos) com uma atuação que o viu vencer 3 especiais e manter o carro na pista. “Parecia uma especial de Cross Country de tanto que a SS7 ficou esburacada, difícil e perigosa na terceira vez em que passamos por lá. O Celta não teve um defeito e agüentou firme em lugares onde os adversários falharam, e o melhor é saber que estamos no caminho certo, a cada dia, a cada prova as modificações mostram a evolução e vamos progredir mais ainda.”

Um Campeonato cada vez mais que equilibrado
Em todas as categorias a disputa segue muito próxima. Na N4 foi a vez de Édio Fuchter escapar mais dois pontos na liderança com essa que foi a sua 2ª vitória consecutiva. Na A6 a desistência de Rafael Túlio/Gilvan Jablonsky de Peugeot 206 (quebra de um amortecedor dianteiro direito) e a vitória do Palio de Tedesco/Mega catapultaram a dupla da Fiat para a liderança.

Já na N2 a dupla do Palio #9 Fábio Dall’Agnol/Marcelo Dalmut, terminou apenas em 4º lugar depois de bater, quebrar o eixo traseiro, perder a roda esquerda traseira e ter problemas de câmbio.Mas segue na liderança do Campeonato agora com 47 pontos contra os 42 pontos da dupla do Chevrolet Celta vencedor.

Sul americano é a próxima etapa
Depois da parada para acomodar o Rally dos Sertões,o Brasileiro de Velocidade volta a ser disputado em Ouro Branco, Minas Gerais no dia 22 de setembro em uma etapa que será válida também para o Sul americano da categoria.

Este texto foi escrito por: Carlos Lua