Sérgio Cabral explica a novidade no rali. (foto: Divulgação)
Uma das atrações da 10ª edição do Rally de Erechim estará no livro de bordo. Utilizado para o levantamento e conhecimento do percurso, o instrumento contará também com a altimetria nesta prova, marcada para acontecer entre os dias 18 e 20 de maio.
A altimetria, que apresenta a altitude das especiais, é medida com a ajuda de aparelhos GPS e pode ser decisiva para os ajustes dos carros. Isso porque a variação da altura em que o veículo está tem influência no rendimento dos motores. O objetivo é justamente auxiliar os engenheiros e mecânicos a terem um acerto mais afinado dos carros.
Integrante do quadro técnico do Rally de Erechim, Dirceu Cabral justifica a novidade. “Você pode perder até três HPs de potência a cada 100 metros de altitude. Esta altimetria já é utilizada pelos engenheiros e mecânicos no Campeonato Mundial de Rally de Velocidade e agora está sendo imposta também nas provas aqui de Erechim.”
Desta maneira, os times terão duas formas para atuar: ajustar os carros em cada especial ou fazer uma média de ajustes, para ter ganho de potência durante toda a prova. “Em especiais mais longas, em que a altitude muda de um ponto para outro, pode-se até mesmo fazer o carro render mais em determinado trecho, acrescenta.
Mais novidade – O rali também terá na etapa de Erechim a tradução do livro de bordo para as línguas inglesa e espanhola. Assim, os organizadores se adequam ao padrão das provas internacionais, como em etapas do Mundial de Rally de Velocidade.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: março 27, 2007