Foto: Pixabay

Lixeira aquática é opção para limpar os oceanos

Redação Webventure/ Canoagem, Destino Aventura, Expedições, Mergulho

Ninguém se beneficia da poluição em mares e oceanos: quem utiliza o ambiente para praticar esportes tem que dividir a água com embalagens de plástico, metais e sabe-se lá o que as pessoas jogam fora; e claro, animais e plantas que têm esse ambiente como habitat sofrem das mais variadas formas. Agora, um projeto criado por dois surfistas quer começar uma faxina e tentar acabar com esse mal.

Trata-se da Seabin, uma mistura de lixeira com aspirador que é posicionada na água e faz a limpeza da região ao redor. O vídeo abaixo mostra bem como o mecanismo funciona.

Um dos criadores do projeto é ex-designer e desistiu da carreira construindo embalagens de plástico quando percebeu que elas não eram mais úteis para ele e ainda prejudicavam a vida marinha.

A ideia do produto é limpar os oceanos aos poucos, retirando o lixo jogado na água, especialmente plásticos. Com um mecanismo de sucção, ele puxa tudo o que está na água, incluindo substâncias como combustível e petróleo. Depois de cheia, a lixeira é recolhida e aberta, sendo que os produtos coletados podem ser reciclados.

Os primeiros alvos da Seabin são marinas, portos e clubes, a origem de muita poluição que vai para o oceano. E, como peixes não costumam ficar na superfície e em bordas de locais como esses, é bem possível que eles não sejam prejudicados (leia-se sugados) pela lixeira. No momento, a Seabin atingiu a meta de financiamento. A ideia, portanto, é que a faxina comece muito em breve.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: março 21, 2016

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure