Webventure

Lontra se prepara para competições internacionais


Victor na verficação técnica do Volcanes 2001. (foto: Markus Bruno)

Considerada uma das equipes mais regulares do Brasil nas corridas de aventura, a equipe Lontra Radical Reebok se prepara para um ano em que vai investir mais em provas internacionais. O objetivo é o Eco-Challenge, em outubro, nas Ilhas Fiji. A competição é a mais conhecida e se entitula a mais difícil do mundo. Para chegar lá, a Lontra pretende ser o melhor time misto na sua primeira disputa em 2002: o Desafío de los Volcanes, da Argentina ao Chile.

Em entrevista ao Webventure, o capitão Victor Teixeira conta que ele, o navegador Luís Antonio, mais Cristina e Emerson Furlanetto serão os atletas que vão representar a Lontra no Volcanes, de 19 a 24 de fevereiro. Isso porque, visando o extenso calendário de 2002 nas corridas de aventura, a equipe está montada com um total de oito integrantes, incluindo Fabricio, Rafael e Marina, os dois últimos que se juntaram à Lontra em novembro de 2002 alcançando o segundo lugar na Expedição Mata Atlântica.

“Assim podemos participar de todas as provas mais importantes evitando o desgaste excessivo dos atletas”, explica Victor.

Mais sobre o Volcanes – A Lontra já participou do Volcanes no ano passado e ficou em quarto lugar entre os times mistos. Agora, o campeão nesta categoria carimba o passaporte para o Eco-Challenge. “E algumas mudanças na prova nos favorecem”, acredita o capitão do time. “Em 2001, eles distribuíram o mapa e deram algumas ‘dicas’ em espanhol. Só que havia muitas gírias e nós não entendemos essas palavras, enquanto as equipes de língua espanhola puderam aproveitá-las. Neste ano não haverá dicas”, revela.

Outro ponto destacado por Victor é a proibição do uso de vela nas canoas que serão usadas no desafio. “No ano passado, nós não tivemos tempo de providenciar a vela porque recebemos o barco na véspera da prova. As outras equipes, que estavam lá desde antes, puderam usar este benefício”, lembra. As modalidades da prova são rafting, canoagem, mountain bike, técnicas verticais (rapel, jumar, tirolesa), trekking e orientação. Mais detalhes em www.desafiovolcanes.com.ar

Outras provas – Além do Volcanes, a Lontra deve participar também de uma corrida no México. Mas as provas brasileiras continuam na agenda. Além da EMA, os atletas da equipe estarão no Reebok Ecomotion e no Circuito Brasileiro de Corridas de Aventura. Neste último, eles foram campeões em 2001.

E para incentivar o esporte, os integrantes da Lontra vão promover cursos de navegação ao longo do ano, dividindo sua experiência principalmente com os iniciantes. Assim, a equipe permite que muitos outros times possam seguir seus passos nesta trajetória de sucesso.

Este texto foi escrito por: Luciana de Oliveira