A última etapa do Rally Paris-Dakar foi apenas um passeio para a dupla Karel Loprais e Josef Kalina (425 – Tatra). Com 12 horas de vantagem – de longe a maior numa categoria geral neste ano – sobre o segundos colocados Sugawara/Suzuki (400 – Hino), os tchecos dominaram a especial em Dakar para fechar com chave de ouro (totalizando nove vitórias) a melhor campanha entre os competidores de caminhões. Eles também foram os únicos campeões de geral que chegaram primeiro nesta etapa final (Kleinschimidt, campeã na geral de carros, e Meoni, nas motos, concluíram a especial em quinto).
Na classificação final, Reif/Pitchlbauer (406) figuram em terceiro lugar, um resultado vantajoso levando-se em conta que eles sofreram uma penalização de 2h durante o rali.
Quase lá – O Brasil esteve perto do título nos caminhões com André Azevedo, que já foi campeão do Dakar em 91 correndo de moto. Mas ele foi o primeiro de um total de três atletas da equipe BR Lubrax a abandonar o rali, com problemas mecânicos. Em 2000, Loprais também estava perto do êxito, mas deixou o título escapar para Tchaghine.
Este texto foi escrito por: Luciana de Oliveira
Last modified: janeiro 21, 2001