Luna Rossa vence Oracle na primeira regata da semi (foto: Bruno Cocozza/ Luna Rossa)
Nesta segunda-feira os quatro semifinalistas da Louis Vuitton fizeram a primeira regata da série de nove, que irá decidir os dois finalistas para a vaga de desafiante da Americas Cup. O barco italiano Luna Rossa, do tático brasileiro Torben Grael, venceu o favorito BMW Oracle por 2min19seg.
O match race, realizado sob ventos rondados que variaram entre oito e dezoito nós, foi muito acirrado e demonstrou o alto nível técnico das tripulações. Luna Rossa largou na frente e abriu 52 segundos no primeiro contravento. O Oracle encostou, chegando a estar apenas sete segundos atrás do italiano. Já no final da regata, quando o vencedor havia cruzado a linha de chegada, o barco americano diminuiu a velocidade, de 11 para 6 nós, fazendo com que a vantagem aumentasse.
O tático brasileiro se destacou durante a regata por conduzir com muita técnica e calma o Luna Rossa, mesmo quando a liderança chegou a despencar. “Uma regata com o vento vindo da costa: nesses casos a brisa tende a ser muito instável e é difícil ter um match race tradicional. Você precisa se posicionar realmente bem durante o percurso”, declarou Torben ao final da prova.
Antes de iniciar a série, o brasileiro disse que seria importante vencer uma ou duas regatas de cara para impor pressão aos americanos. Para Torben o Oracle é forte até as coisas começarem a dar errado. Caso seu planos estejam certos, Luna Rossa já está com meio caminho andado.
Team New Zealand x Desafio Español – Na outra dupla da semifinal, formada pelo Emirates Team New Zealand e o time da casa Desafio Español, quem se saiu melhor foi o neozelandês, primeiro colocado na fase classificatória. A vantagem final foi de 43 segundos. As semifinais acontecerão até o dia 24/05 e funcionam como uma melhor-de-nove, ou seja, o vencedor será aquele que faturar cinco regatas.
Este texto foi escrito por: Webventure