Foto: Pixabay

Lourival prevê navegação complicada no Dakar

Redação Webventure/ Offroad

Exclusivo, da redação do Webventure – Mais do que nunca, os navegadores farão a diferença no Rali Dakar 2005. Essa é a opinião de Lourival Roldan, responsável pela navegação da única dupla brasileira inscrita na categoria Carros do rali, que tem como piloto o gaúcho Klever Kolberg.

Para chegar a tal conclusão, Lourival levou em conta alguns recados passados pela organização do Dakar. Entre eles a notícia de que os pontos de GPS estarão cada vez mais distantes uns dos outros na prova que começa amanhã (31/12).

“Vamos contar com menos pontos de GPS e isso vai exigir muito mais do navegador”, ressalta Lourival, que vai para sua terceira participação no evento off-road mais importante do mundo. “A gente vai ter que ficar mais em cima da planilha, achando o caminho correto.”

O navegador lembra ainda que a utilização do GPS no Dakar é completamente diferente que qualquer outra. “Pode parecer fácil usar o GPS numa estrada normal, por exemplo, mas no meio das dunas, onde não dá para andar reto, é preciso muitas vezes recorrer à bússola eletrônica”, conta.

Em uma duna, em virtude das ondulações, os carros chegam até a fazer 360º. “Às vezes você não pode seguir em frente, nem para os lados e é obrigado a retornar de onde vinha. E o navegador, nessa bagunça toda, não pode perder a direção”, finaliza Lourival.

Este texto foi escrito por: Jorge Nicola e Cris Degani

Last modified: dezembro 30, 2004

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure