Webventure

Lourival Roldan sente “frio na barriga”


Lourival Roldan (dir) segura a bandeira brasileira ao lado de Klever Kolberg em Marselha (foto: Ricardo Ribeiro/VipComm/Divulgação)

Marselha (França)- O brasileiro Lourival Roldan, de 44 anos, começou 2003 realizando um sonho e vai escrever o nome na história da maior aventura sobre rodas do mundo, o Rally Paris-Dakar. Pela primeira vez ele disputará a prova como navegador do piloto Klever Kolberg, da equipe Petrobras Lubrax. Horas antes da largada promocional no Parque Chanot, em Marselha (França), nesta quarta-feira, quando os competidores sobem uma rampa e são apresentados ao público e as imagens levadas para televisões de 170 países, Roldan não conseguia esconder a ansiedade. “Agora é inevitável o frio na barriga”, contou. “Eu fico o tempo todo repassando mentalmente todos os detalhes para não esquecer de nada”, disse ele, que correrá com um Mitsubishi Pajero Full.

O tal frio na barriga fica ainda mais intenso quando ele conversa com outros pilotos europeus e ouve histórias nada animadoras sobre a corrida pelo deserto africano. “Alguns narram os perigos que envolvem a prova. Nada pode ser desprezado. Quem subestimar determinadas situações pode pagar um preço alto”, afirma Roldan. Um dos maiores temores do navegador brasileiro é correr o risco de ficar atolado nas dunas do deserto do Saara. “Se isso acontecer, precisamos descer do carro e tira-lo dali o mais rápido possível. É preciso fazer muita força e isso acaba minando as energias”, imagina Lourival, ex-analista de sistemas da IBM e ex-dono de restaurante por quilo em São Paulo.

Mas ao mesmo tempo em que demonstra ansiedade, Roldan se diz tranqüilo pelo fato de estar correndo com um piloto experiente. “O Klever participa do Dakar há 16 anos e isso ajuda. Me sinto mais seguro. Agora que já escrevi meu nome na história dos que largaram no Dakar, espero ter meu nome escrito na lista dos que conseguiram completar a prova”, disse o navegador brasileiro.

Há quase três anos Lourival vem se preparando para o maior desafio da vida dele disputando provas do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country com Kolberg no Brasil. Neste período a dupla conquistou bons resultados, como o título da Copa Baja, o tricampeonato do Rally dos Amigos, o vice-campeonato do Brasileiro de Rally Cross Country 2001 e o segundo lugar no Rally dos Sertões 2002.

Além de Klever e Lourival, a equipe Petrobras Lubrax conta também com Jean Azevedo, de KTM 660 na categoria motos Production, e o irmão dele, André, em um caminhão Tatra ao lado dos checos Tomas Tomecek e Mira Martinec. O time brasileiro tem ainda um outro caminhão de assistência dirigido pelo checo Petr Vodak e pelo mecânico paulista Geraldo Lima.

No início da noite desta quarta-feira os pilotos fariam prólogo em circuito fechado com um quilômetro de extensão. Na verdade é uma grande festa para milhares de pessoas que se aglomeram no Parque Chanot, em Marselha. Depois os pilotos seguem para um trecho de 290 quilômetros até Narbonne, ainda na França, e na quinta-feira haverá uma etapa cronometrada de 43 quilômetros até Castellon, na Espanha. No total o dia terá 574 quilômetros. Além dos dois países da Europa, o Dakar 2003 passará pela Tunísia, Líbia e Egito, ponto final da prova, dia 19 de janeiro. A competição terá 8.552 quilômetros.

Veja o currículo de Lourival Roldan
1988 – Campeão Paulista de rali de regularidade (como piloto)
1990 – Campeão Carioca de rali de velocidade (navegador)
1991 – Vice-campeão Carioca de rali de regularidade (navegador)
1992 – Vice-campeão Carioca de rali de regularidade (navegador)
1993 – Vice-campeão Carioca de rali de regularidade (navegador)
1994 Campeão Carioca e Paulista de rali de regularidade (navegador)
1996 – Campeão Brasileiro de rali de velocidade (navegador)
2000 – Campeão Rally dos Amigos
2001 Sexto lugar no Rally dos Sertões como navegador de Klever Kolberg
2001 – Campeão da Copa Baja Cat. Carros TT2
2001 – Bicampeão do Rally dos Amigos como navegador de Klever Kolberg
2001 – Vice-campeão brasileiro de Rally Cross Country Cat. TT2
2002 Vice-campeão do Rally dos Sertões
2002 Campeão do Rally da Energia
2002 Tricampeão do Rally dos Amigos

A Equipe Petrobras Lubrax tem patrocínio da Petrobras, Petrobras Distribuidora, Mitsubishi Motors do Brasil, Pirelli, e apoio da Controlsat Monitoramento Via Satélite, Minoica Global Logistics, Mitsubishi Brabus, IBM, Planac Informática, Nera Telecomunicações, Telenor Satellite Services AS, Kaerre, Capacetes Bieffe, Lico Motorsports, Artfix, Sadia, Dakar Promoções, Vista Criações Gráficas, Adventure Gears, Kodak Professional, Mercedes-Benz Caminhões e site Webventure (www.webventure.com.br).

VipComm
ASSESSORIA DE IMPRENSA
EQUIPE PETROBRAS LUBRAX
Ricardo Ribeiro / Ana Carolina Vieira
Pabx.: (11) 3865-5741 / Celular: (11) 9646-5955
E-mail: vipcomm@vipcomm.com.br
Site: www.vipcomm.com.br

Este texto foi escrito por: Ricardo Ribeiro – De Marselha (França)