Exclusivo, da redação Webventure – Se nas motos a disputa promete ser intensa e imprevisível nos próximos dias, entre os carros o Rali Barcelona Dakar caminha lentamente para mais um ano dominado pela Mitsubishi. O rali chega em seu dia de descanso com um cenário previsível: o piloto número 1 da Mitusbishi e atual campeão do Dakar, o francês Stephane Peterhansel na lidera da prova.
Em seu encalço, Peterhansel tem o companheiro de equipe e também francês – Luc Alphand. Pilotando o mesmo Pajero Evo que o do atual campeão, Alphand venceu a nona etapa e colocou alguma pressão na liderança.
Se não é normal esperar que Peterhansel cometa erros de navegação, as chances de Luc Alphand se resumem a uma boa seqüência de pneus furados de seu companheiro de time, ou um eventual problema mecânico no Pajero Evo. Ou até mesmo que a gripe de Peter avance – ele tem falado aos jornalistas nas entrevistas do fim de dia que sua gripe está prejudicando sua visão.
Masuoka no rali – Uma outra ameaça ao bicampeonato de Peterhansel seria o próprio carro. Ontem, na nona etapa, o atual campeão teve de reduzir o ritmo ao escutar ruídos estranhos em seu carro e chegou em Atâr rebocado por seu companheiro Hiroshi Masuoka, pelos dois últimos quilômetros. Terminei a etapa um pouco preocupado se o motor ia mesmo agüentar, confessou Peterhansel em Atar.
Na metade do caminho o balanço que eu faço não é muito mal. As coisas (sic) não começaram muito bem, porém as etapas da Mauritânia me salvaramÂ, explica o atual campeão. De fato tudo indicava que o Dakar 2005 não seria tão fácil para Peterhansel e seus companheiros da equipe Mitsubishi.
As primeiras etapas no Marrocos consagraram a chegada da Nissan e da Volksvagen como ameaças reais ao domínio Mitsubishi no Dakar. Collin McRae (Nissan) e Robby Gordon (Volkswagen) venceram as primeiras etapas africanas. Peterhansel só recuperou posições com a chegada das primeiras grandes dunas na Mauritânia.
Campeão Mundial de rali de velocidade (WRC), o escocês Collin McRae começou seu segundo Dakar com vontade de vencer. Acelerou fundo, mostrando que com um piloto audacioso o novo Nissan tem força para vencer grandes etapas africanas.
Mas sua corrida terminou abruptamente ao decolar em uma duna na sétima etapa capotando diversas vezes. Traumatizado McRae nem pensou em tentar recuperar seu carro e voltar para a prova encerrando as chances de vitória da Nissan em 2005.
Velocidade nos EUA – Já o norte-americano Robby Gordon foi vítima de seu entusiasmo. Acostumado às altas velocidades da F-Indy e da Nascar, Gordon acelerou fundo com o Touareg-Volkswagen, mostrou rapidez em sua adaptação ao terreno africano do Dakar vencendo a quarta etapa no Marrocos, um feito e tanto para um iniciante no Dakar.
Porém, assim como McRae, também decolou em uma duna durante a sétima etapa. Segue na prova, porém agora como ele mesmo revela seu objetivo é se divertir ao máximo e ganhar experiência.
Na metade do Dakar 2005, apenas a alemã Jutta Kleinschmitd (Volkswagen) pode ameaçar mais um título da Mitusbishi. Jutta tem 40 minutos de desvantagem em relação ao líder e, pela primeira vez em três anos de projeto do buggy Touareg-Volkswagen, a piloto tem em suas mãos um carro resistente e competitivo.
É pouco provável que Jutta decida partir para o ataque nas etapas finais. Provavelmente a alemã irá manter sua regularidade habitual e esperar por tropeços de Peterhansel e de Luc Alphand.
Vale lembrar que após o problema com a suspensão que tirou a Pajero Evo de Masuoka da disputa e os recentes ruídos no motor de Peterhansel, neste Dakar o Volkwagen-Touareg tem se mostrado mais confiável do que os carros da Mitsubishi.
1) 306 PETERHANSEL / COTTRET MITSUBISHI 22h 45′ 57″
2) 312 ALPHAND / PICARD MITSUBISHI 23h 05′ 58″
3) 310 KLEINSCHMIDT / PONS VOLKSWAGEN 23h 26′ 23″
4) 315 SOUSA / DELLI – ZOTTI NISSAN 25h 25′ 16″
5) 314 DE VILLIERS / LURQUIN NISSAN 25h 48′ 59″
6) 309 MASUOKA / SCHULZ MITSUBISHI 26h 38′ 16″
7) 303 HENRARD / DE ROISSARD VOLKSWAGEN 26h 41′ 58″
8) 320 ROMA / MAGNE MITSUBISHI 29h 05′ 57″
9) 307 SABY / PERIN VOLKSWAGEN 29h 39′ 19″
10) 305 MAGNALDI / FORTHOMME HONDA 29h 45′ 45″
Este texto foi escrito por: Cristina Degani
Last modified: janeiro 9, 2005