Webventure

Luciano Braga e Juca Bala vencem a Copa Dunas na Canastra

Cássia (MG) – Pode se dizer que a Copa Dunas de Rally atingiu na etapa de ontem na Serra da Canastra o status de grande prova. Não apenas mais um rali qualquer, uma prova reunindo os melhores do Brasil, com o peso da estrutura e organização do Rally dos Sertões e o cenário cinematográfico da região.

Trilhas com muitas pedras, precipícios assustadores e alguns trechos de velocidade cortando campos de altitude. Rios com água cristalina e paredões de rocha eram faziam pano de fundo para uma prova extremamente disputada. As pedras da região foram a maior adversidade para competidores como a dupla feminina Helena Deyama e Katia Stefani, tiveram que trocar seu pneu em pleno trecho cronometrado.

Fortes emoções para os pilotos na altura do quilômetro 30 do trecho cronometrado. Os pilotos viam a toda velocidade em descida que terminava em uma pequena lombada. Um show de saltos imprevistos que fez a festa de fotógrafos e cinegrafistas, mas deixou muito competidor com o coração na boca. “Vi o céu encher o para brisa do carro e meu coração veio parar da boca”, desbafou Detlef Altwig.

Entre os pilotos o mais satisfeito era Luciano Braga, que com seu navegador Detlef Altwig ganharam com folga entre os carros. Com uma Chevrolet S10 importada dos Estados Unidos. O carro é produzido sob encomenda para provas de Baja na América do Norte. Tem um motor de 450 cavalos, e um câmbio semi-automático com apenas três marchas e sem embreagem. A dupla literalmente voou nas trilhas pedregosas de Serra da Canastra e o carro acabou sendo a sensação da prova. “Ainda temos muitas adptações e ajustes para fazer no carro, estamos longe do que ele pode oferecer de rendimento e principalmente resistência para provas mais longas”, afirmou Luciano Braga. “Mas acho que uma vitória como a de hoje já mostra que estamos no caminho”, concluiu.

Nas motos a estrela que brilhou mais forte foi do veterano Juca Bala, que virou o jogo com sua KTM 620. O piloto usou de toda a sua experiência para acelerar fundo nas difíceis trilhas da Serra da Canastra, sem perder o ponto na navegação. Em segundo ficou André Sawaya com RMX 250 e em terceiro Alexandre Tomasso com uma WR 400. Juca já está em fase intensiva de treinamentos para o Dakar 2000, onde participa pela segunda vez com a equipe Lubrax.

Nos bastidores da prova a torcida paralela ficava de olho na participação audaciosa de Joaquim Bicuco, o “Joᔠe Cassio Costa, embarcados em uma gaiola, único participante na categoria TT3. Rolava até aposta de gente que não acreditava que a gaiolinha conseguisse terminar o difícil trecho da Canastra.

Terminada a prova, organização reunida foi almoçar em uma pequena pousada bem no centro da Especial, no pé da Serra da Canastra. Comida de forno à lenha, banho de cachoeira, afinal ninguém é de ferro. Na cidade de Cássia (MG) mais uma grande festa esperava os competidores logo após a premiação. A pequena cidade mineira provou que sabe o significa hospitalidade. Durante três dias a trupe do rali invadiu as ruas, dividiu casas com os moradores, e fez a festa nas ruas. Um espetáculo tão bonito quanto a disputa travada nas trilhas da Canastra. Ficou no ar um gostinho de quero mais…

A última etapa da Copa Dunas de Rally será na cidade de Itapetininga (SP), no fim de semana dos dias 11 e 12 de dezembro.

Clique aqui para baixar o arquivo com o resultado final nas categorias e na geral da Copa Dunas de Rally – Serra da Canastra

Classificação geral Carros:

1. LUCIANO BRAGA DA CUNHA / DETLEF ALTWIG

2. KLEVER KOLBERG / GILBERTO BARRICATI

3. GUILHERME SPINELLI / NORTON LOPES

4. AMABLE MARTINEZ C.BARRASA / CARLOS EDUARDO P.SACHS

5. HAMILTON DINIZ PRADO / FABIO AUGUSTO M.PEREIRA

6. WEDIGO VON BORRIES / MARK VON BORRIES

7. ULISSES BERTHOLDO FILHO/ NILO DE PAULA

8. ROBSON AGOSTINHO GOUVEIA / RICARDO YAMASAKI

9. RODRIGO LUPPI DE OLIVEIRA / MARCELO ADRIANO CONTI

10. MARCOS MORAES / FERNANDO FRAGOSO

11. MARCELO ACKEL PINTO / FABRICIO ABRANTES

12. GIAMPAOLO DE CAMARGO TOGNOCCH / FRANCINE S.CLAVES TOGNOCCHI

13. HELENA DEYAMA / KATIA STEFANI

14. REINALDO VARELLA / ROBERTO PROENCA DE MACEDO JR

15. JOAQUIM DE CAMPOS BICUDO / CASSIO MORAIS COSTA

Classificação geral Motos:

1. JOAQUIM GOUVEIA RODRIGUES (JUCA BALA)

2. ANDRE SAWAYA

3. JOSE ALEXANDRE TOMASSO

4. JEAN AZEVEDO

5. DIMAS MATTOS

6. FLAVIO DE CARVALHO

7. RICARDO CHIURCO

8. LELY REBEHS JR.

9. ADILSON DONIZETE SANTOS (PASSARINHO)

10. RONALDO PEREIRA DE OLIVEIRA

11. FABIO FANTOZZI

12. HORST MIKLAUTZ

13. GUILHERME FRAGA SEGUNDO

14. MARCELO PAGANUCHI

15. ROBERTO HANNA KELLER

16. SERGIO DE ARAUJO KIGUTI

17. FLAVIO PAGLIARIN

18. PAULO HENRIQUE CARDOSO

19. GUILHERME ONIVALDO SILVERIO

Este texto foi escrito por: Gustavo Mansur