
Luiz Azevedo (à esquerda) com o primo André. (foto: Henrique Skujis/Divulgação)
Exclusivo, da redação do Webventure – Apesar de estrear como navegador de uma caminhão oficial no Rali Dakar 2005, o brasileiro Luiz Azevedo está longe de ser um marinheiro de primeira viagem na competição off-road mais importante do mundo. Essa é a quinta vez que ele está passando pelas areias do deserto, a segunda como competidor.
A estréia de Luiz Azevedo aconteceu em 1991, quando foi mecânico da equipe Petrobras/Lubrax. Três anos depois foi piloto da pick-up que fez apoio a Klever e André Azevedo. Em 1995 repetiu a dose e em 2001 voltou a ser mecânico e também navegador do caminhão de apoio.
Por fim, em 2002, ele participou como piloto da categoria Moto Production, terminando na sexta colocação. Por ter participado várias vezes, estou familiarizado com areia e pedra. Embora isso não conte muito, porque o trajeto anual muda sempre, explica.
A estratégia de Luiz Azevedo está sendo tentar usar a experiência para minimizar os efeitos da falta de entrosamento com André. Estou consciente do que dá para fazer no Dakar, o que pode trazer conseqüências e o que pode dar certo, finaliza, otimista.
Este texto foi escrito por: Jorge Nicola e Cris Degani
Last modified: janeiro 7, 2005