A equipe italiana Luna Rossa venceu o quinto ato da Louis Vuitton em Valência, competição de preparação para a Americas Cup. Foram três dias com duas regatas de flotilha por dia, na qual todos os barcos competem entre si.
Ao final da competição, o veleiro sueco Victory Challenge estava em primeiro, mas os juizes desclassificaram a equipe na última regata por erros na media do barco, e o time italiano ficou com a vitória. O Alinghi, sindicato suíço vencedor do quarto ato e atuais campeões da Americas Cup terminou em terceiro.
O modelo de prova aplicado no quinto ato é diferente do adotado pela Americas Cup, onde as disputas são em matches, nos quais apenas dois barcos competem em regatas curtas. Não tenho preferência em match races ou regatas de flotilha, prefiro mesmo é vencer, disse o comandante do Luna Rossa, Francesco de Angelis.
Alingui e Luna Rossa empataram em pontos, mas os italianos tinham uma vitória a mais, a da quarta regata, e ficaram com o título. Com a penalização, a equipe sueca caiu para a sexta colocação. Veja a classificação final do quinto ato:
1 Luna Rossa Challenge (Itália)
2 Alinghi (Suíça)
3 Emirates Team New Zeland (Nova Zelândia)
4 BMW Oracle Racing (Estados Unidos)
5 Mascalzone Latino Capitalia Team (Itália)
6 Victory Challenge (Suécia)
7 K-Challenge (Itália)
8 Desafio Español 2007 (Espanha)
9 +39 Challenge (Itália)
10 United Internet Team Germany (Alemanha)
11 China Team (China)
12 Team Shosholoza (África do Sul)
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: junho 27, 2005