O Consórcio Intermunicipal de Usuários de Recursos Hídricos da Bacia do Alto Tocantins ganhou uma sede no último dia 8 de novembro, no município de Alto Paraíso (GO), no coração da Bacia. O Consórcio foi constituído para promover o uso eficiente dos recursos naturais da região, em especial a água, e combater a degradação ambiental. O principal objetivo agora é trabalhar pela criação do Comitê de Bacia, órgão que possibilita gerenciar a água de forma descentralizada e integrada com a participação da sociedade.
A sede disponibilizada pela parceria do WWF-Brasil com a Ecodata, instituições que trabalham pela conservação da Bacia do Alto Tocantins. O mesmo prédio abrigará o escritório da Reserva da Biosfera
do Cerrado-Goyaz – também inaugurado nesse dia.
“Com a instalação da nova sede em Alto Paraíso temos condições técnicas e operacionais para promover, a partir do consórcio, um maior engajamento e a total inserção da comunidade no processo de desenvolvimento sustentável da região”, disse Joaquim Pires, presidente do Conágua Alto Tocantins, como o Consórcio é conhecido.
Sobre a bacia – A Bacia do Alto Tocantins abrange 17 municípios goianos, três municípios de Tocantins (Palmeirópolis, Paranã, São Salvador) e áreas inseridas em três administrações regionais do Distrito Federal (Planaltina, Sobradinho, Brazlândia). Ela faz parte da Reserva da Biosfera Cerrado-Goyaz e da Área de Proteção Ambiental Pouso Alto.
Suas águas também passam pelo Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e pela Estação Ecológica das Águas Emendadas. A Bacia abrange zonas de extrema importância para a preservação, como áreas de Cerrados de altitude, onde brotam as principais nascentes da região.
“Trata-se de um bioma importante e ameaçado, uma região absolutamente estratégica, na qual nascem os principais rios brasileiros”, explicou Samuel Barrêto, coordenador do Programa Água Para a Vida, do WWF-Brasil. “Nosso objetivo, com essa parceria, é apoiar ações descentralizadas e participativas, em prol do ecossistema e do desenvolvimento das pessoas que nele vivem.” Na área da Bacia, de quase 55 mil quilômetros quadrados, vivem cerca de 500 mil pessoas – a maioria concentrada na sede das cidades, o que causa grande impacto ambiental, em conseqüência da produção e despejo de lixo
e esgoto.
Para saber mais e aderir ao Conágua Alto Tocantins basta contatar o escritório do consórcio em Alto Paraíso (rua 01 S/N, qd. 11, lt. 04, Setor Planalto, Alto Paraíso, Goiás, CEP 73770-000, fone 446-1313; ou em Brasília, no fne: (61) 326-5057 ou e-mail ecodata@ecodata.org.br.
Este texto foi escrito por: Webventure