Webventure

Maior competição de regularidade off-road do país começa na quarta, com participação de protótipo nacional


O protótipo Off Runner (foto: Divulgação / Rally Berohokã)

Passando por um total de 36 cidades entre Mato Grosso e Goiás, o Rally Berohokã começa no dia 7 de setembro, com destaque para a participação de um carro protótipo projetado especialmente para competições fora de estrada: o Off Runner, construído pela Off Limits, fábrica que também dá nome à equipe competidora de rali. O carro irá percorrer apenas alguns trechos dos 1.800 quilômetros de estradas do Berohokã – como foi desenvolvido especificamente para corridas de velocidade, ele fará apenas uma participação de exibição.

O Off Runner tem tecnologia nacional, com motor GM Flexpower 2.4 de 16 válvulas, que desenvolve até 200 cavalos de potência. O tanque de 164 litros já é homologado pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e a suspensão tem amortecedores Off Shox, também da Off Limits.

Outro destaque será a presença da equipe Salvini Racing, hexacampeã do Rally dos Sertões 2011 na categoria de caminhões pesados, que também irá fazer uma corrida de exibição.

A prova
Ao todo, cerca de 50 equipes brigarão pelo título, a maioria do Centro-Oeste do país, e todas com carros 4×4. Serão três categorias: graduados, para pilotos com alto nível técnico; turismo, para pilotos experientes; e expedition, para os iniciantes. Para compensar a emissão de carbono durante a competição, a organização irá plantar 1.800 mudas de árvores na região. A largada será às 6 horas da quarta, saindo da cidade de Primavera do Leste, no Mato Grosso, e terminando em Goiânia, capital de Goiás, dia 10.

Este texto foi escrito por: Pedro Sibahi