Webventure

Maior regata de volta ao mundo em solitário será tema de filme


A largada da Vendée Globe deste ano será em 10 de novembro (foto: Jacques Vapillon/DPPI/Vendée Globe)

Faz 20 anos que a maior regata de volta ao mundo em solitário é realizada na França. Mas só agora o cinema francês voltou os olhos para ela: a Vendée Globe será tema do novo filme do cineasta Christophe Offenstein, En Solitaire (sozinho, na tradução para o português).

A película vai contar a história de um skipper (o capitão da embarcação) que enfrentará os desafios da competição pela primeira vez. O ator francês François Cluzet é quem vai encarnar o personagem principal da trama, que também contará com a atriz belga Virginie Efira e o francês Guillaume Canet.

A produção está prevista para começar em 1º de outubro e deve conseguir acompanhar a largada da sétima edição da Vendée, que será no dia 10 de novembro deste ano.

A competição. Nessa regata de volta ao mundo, duas regras se destacam: só um tripulante é permitido por barco e qualquer parada durante o percurso é proibida.

A chegada e saída dos veleiros de 60 pés (20 metros) será no porto de Sablles d’Olonne, na baía de Biscay, na França. Três dos cabos mais perigosos fazem parte da rota: Cabo Horn (América do Sul), Cabo da Boa Esperança (África) e Cabo Leewin (Austrália).

Na última edição, em 2008, o francês Michel Desjoyeaux bateu o recorde da competição ao completar o trajeto em 84 dias a média dos participantes gira em torno de 100. Na primeira, em 1989, o recorde foi outro: nenhum barco se igualou à marca do francês Jean-François Coste. Ele percorreu a prova em 163 dias.

Este texto foi escrito por: Ana Ferrareze