Marc Coma tem currículo invejável no off-road (foto: Stefan Susemihl)
Desde 1995, Marc Coma já tem seu nome registrado no mundo off-road mundial na categoria Junior. Exatamente dez anos depois deste título, o piloto conquistava seu primeiro título Mundial na modalidade, e não parou por aí. O Espanhol é detentor de três títulos mundiais (2005, 2006 e 2009) e é bicampeão do Rally Dakar, em 2006 e 2009.
Sua trajetória no Dakar iniciou em 2002, com a quarta colocação em sua estréia. O título veio somente quatro anos depois. E só não teve uma seqüência perfeita porque, em 2007, sofreu uma queda em uma das últimas especiais e teve que abandonar a competição, vendo o título ficar de graça, para Cyril Despres.
Em 2009, a liderança foi e ponta a ponta. O piloto venceu a primeira especial no Dakar realizado pela primeira vez entre Argentina e Chile e soube administrar, com cautela, até o fim. Foi uma competição bastante complicada. Não conhecíamos o terreno e por isso era difícil definir a tática, declarou o piloto após esta vitória.
Mundial – No campeonato Mundial de Rali Cross-country, os anos de 2005, 2003 e 2007 foram de pura alegria para o espanhol: nos três anos, foram praticamente todas as vitórias das etapas mundiais para o piloto – Las Pampas na Argentina, Sardenha na Itália, ORPI no Marrocos, Faraós e Desafio do Deserto em Dubai.
Pela terceira vez no Brasil, o piloto bateu a supremacia de cinco títulos de Zé Hélio e garantiu a primeira conquista no Rally dos Sertões. Com três vitórias, o piloto travou uma bela disputa com Felipe Zanol a cada especial. Este foi o único Rally dos Sertões que o piloto espanhol conseguiu completar.
Este texto foi escrito por: Redação Webventure
Last modified: agosto 20, 2010