Foto: Pixabay

Mais um veleiro quebra na 5 Oceans

Redação Webventure/ Vela

Hugo Boss em situação de tempestade (foto: onEdition/ 5 Oceans)
Hugo Boss em situação de tempestade (foto: onEdition/ 5 Oceans)

As ríspidas condições de vento e mar fizeram outra vítima na 5 Oceans. Depois do Hubo Boss comandado por Alex Thomson ter parte da vela rasgada e ser obrigado a se dirigir para reparos na terra, foi a vez do inglês Sir Robin Knox-Johnston ter problemas e abandonar a competição temporariamente.

Segundo comunicado à central da regata, o velejador teve o barco tombado pela força do vento, chegou a perder parte do equipamento e teve peças do mastro quebradas. O Saga Insurance, barco de Johnston, chegou a registrar 72 nós de vento (133 km/h).

“O veleiro rolou na noite passada. Parte do mastro entortou, então não consigo subir a vela por inteiro. Até que não perdi muita coisa. Algumas roupas e a caixa de ferramentas apenas, mas já foram recuperadas”, disse o velejador de 67 anos. Depois do susto, o que mais atrapalha a viagem do Saga Insurance para La Coruña, no litoral norte da Espanha, são os alarmes que não param de soar. “Se conseguisse consertá-los já seria uma grande ajuda e poderia voltar minha atenção aos alarmes realmente importantes”, reclamou.

Liderança – Bernard Stamm a bordo do Cheminées Poujoulat lidera a flotilha de apenas três Open 60 que continuam na 5 Oceans. O japonês Kojiro Shiraishi no Spirit of Yukoh é o segundo, seguido pelo Ecover, de Mike Golding.

A 5 Oceans é a mais antiga regata de volta ao mundo em solitário, acontece de quatro em quatro anos. A edição 2006 largou de Bilbao na tarde de domingo. A primeira perna deve durar cerca de 40 dias e vai até Fremantle, na Austrália.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: outubro 24, 2006

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure