Füchter (dir) e Gomes: a dupla está de volta. (foto: Divulgação)
O Campeonato Brasileiro de rali de velocidade começa neste fim de semana com o II Rali de São José, na região de Florianópolis (SC), válido pela primeira e segunda etapas. Atual dono do título, o piloto Ulysses Bertholdo (Mitsubishi) começa a corrida atrás do bicampeonato nesta prova a ser realizada na região da grande Florianópolis (São José- Biguaçu-Tijucas-Canelinha), com 25 competidores em quatro categorias.
“É início de temporada, não sabemos como virão nossos adversários, o rali será disputado num percurso totalmente novo e nós estaremos estreando um novo carro. Tudo é uma incógnita. Mas não vejo a hora de iniciar mais este desafio”, diz o piloto.
Para completar sua missão, Bertholdo tem um novo carro, o Lancer Evolution VII. Além das mudanças estéticas, o carro tem inovações técnicas. “As principais são: monobloco 50% mais rígido, que proporciona maior resistência; geometria da suspensão dianteira, tornando-o mais estável; controle de tração, que possibilita a transferência de mais potência para o chão; e os diferenciais com blocante hidráulico, responsável por distribuir a potência entre a parte dianteira e traseira do automóvel”, explica Wilson Fittipaldi, que está no comando da equipe.
Mais concorrentes – Além da dupla Bertholdo/Alberto Zoffman, a Mitsubishi segue com Guilherme Spinelli/Andrey Valério. De outro lado, um dos mais fortes concorrentes da fábrilca na categoria N4 e na geral é Édio Fuchter (Subaru/Lubrax/Golden Bingo), vice-campeão em 2001.
Füchter vai usar o mesmo carro do ano passado, com alguns ajustes de motor e melhoria na suspensão. O piloto fará dupla com João Gomes, um dos navegadores mais experientes do Brasil e que retorna nesse rali, refazendo uma das duplas com maior número de títulos conquistados.
Para Füchter, a prova, a ser disputada pela primeira vez num Brasileiro, vai ser marcante: as estradas por onde passarão o rali são muito técnicas e com a chuva que caiu durante o início da semana, vai dar um tempero especial.
A categoria N4 é a que tem o maior número de inscritos, 11, e promete ser muito disputada pois os carros são tecnicamente iguais em termo de preparação. No sábado, será realizada a primeira etapa do Campeonato Brasileiro e, no domingo, a segunda. Ambas terão o mesmo traçado. Ao todo, o campeonato terá 13 etapas.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: abril 5, 2002