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Mais uma equipe confirma presença na VOR 2008-09; organização faz alteração nas regras

Redação Webventure/ Vela

Regras vão mudar para aumentar a segurança (foto: Divulgação/ VOR)
Regras vão mudar para aumentar a segurança (foto: Divulgação/ VOR)

Após a divulgação da participação do Ericsson Racing Team na edição 2008-2009 da Volvo Ocean Race, mais uma equipe anunciou oficialmente o ingresso para a mais tradicional regata de volta ao mundo. Trata-se do sindicato holandês Mean Machine, que terá a supervisão de Peter de Ridder.

O velejador integrou a equipes do Piratas do Caribe na última edição e acredita que não existe vida sem desafio e velejadas competitivas. “Acho que a combinação desses dois elementos me dá a energia necessária para aproveitar a vida de forma completa e com adrenalina”. Para fazer bonito durante a competição, ele pretende ter os melhores designers, os melhores desenvolvedores e a melhor equipe de suporte.

Porém, ele avisa que não pretende ter um time de estrelas, mas sim os melhores e faz uma comparação com o futebol. “A equipe do Real Madrid com um time repleto de estrelas não conseguiu conquistar títulos na última temporada, pois não foram capazes de montar um time forte e integrado”.

O comando do Mean Machine ficará a cargo do veterano da America’s Cup Ray Davies, enquanto Dirk de Ridder assumirá o posto de capitão de turno e diretor de operações. A dupla velejou junta a bordo do Merit Cup na volta ao mundo de 1997-98, ocasião em que obtiveram o segundo lugar; e do illbruck, vencedor da Volvo Ocean Race de 2001-02.

Novas regras – Paralelo ao anúncio da nova equipe, a organização da competição anunciou algumas modificações no regulamento da próxima edição. Segundo eles, foram feitas mudanças com o objetivo de melhorar a durabilidade dos barcos, principalmente com relação à quilha móvel.

A intenção é manter a filosofia dos Volvo Open 70, de serem “os mais velozes monocascos com quilha móvel de um só mastro, com performances parecidas e capazes de competir em provas offshore no mais alto nível do esporte”, de acordo com o site oficial da regata.

Melhor distribuição do peso, restrição nos apêndices e a integridade dos materiais utilizados para construir as quilhas móveis são alguns dos elementos que sofreram modificações. Os organizadores afirmam que as modificações não vão alterar a velocidade dos monocascos mais velozes do mundo.

Entre as principais alterações nas especificações das embarcações estão:

– O peso máximo de 7,4 toneladas para toda a quilha incluindo o braço e o bulbo. Para evitar que o peso economizado no resto do barco possa ser usado na quilha;

– Redução na margem de peso total do barco de 12,5 a 14 toneladas, para 13,8 a 14 toneladas como meio de fazer com que o barco seja construído com mais material e portanto maior rigidez;

– Deverão ser usadas velas balão de tope de mastro e balões (spinnakers) de enrolar como meio de facilitar as manobras e melhorar o desempenho em ventos fracos

– Podem haver apenas duas possibilidades de configuração de apêndices: Duas bolinas e um ou dois lemes, para evitar os custos de desenvolvimento e pesquisa de qualquer coisa que fugisse do convencional

– Fica proibido o uso de pau de spinnaker, para diminuir os altos custos de desenvolvimento de planos vélicos diferentes.

– Fica proibido o uso de titânio nos hidráulicos das quilhas para aumentar a durabilidade e diminuir custos

A próxima edição da prova terá início no segundo semestre de 2008 em Alicante, Espanha.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: setembro 20, 2006

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