Festivais de cinema e feiras de livro são comuns em qualquer lugar. Mas quando tudo isto está voltado a um só tema, o montanhismo, a cidadezinha de Banff, no Canadá, é o point. A edição deste ano do Banff’s Festival começa hoje e segue até domingo, apresentando uma seleção de 36 filmes e 30 livros que concorrerão a prêmios. Os destaques da temporada são os quatro livros recém-lançados sobre a descoberta do corpo de George Mallory no Everest, em maio passado.
“Ghosts of Everest – The Search for Mallory and Irvine” é um deles. O livro, da editora The Mountaineers Books, foi escrito a ‘três mãos’ por Jochen Hemmleb, Larry A. Johnson e Eric Simonson, que chefiou a histórica expedição. A segunda obra sobre Mallory é “The Last Climb:
The Legendary Everest Expeditions of George Mallory” (ed. National Geographic Society), escrita por David Breashears e Audrey Selkeld com a colaboração de David Roberts e Conrad Anker, também integrantes da expedição. Outros alpinistas que participaram da empreitada, David Breashears and Audrey Salkeld, ajudaram Peter Firstbrook a escrever “Lost on Everest” (ed. BBC Books).
Vale lembrar que Anker e Roberts já haviam publicado “The Lost Explorer: Finding Mallory on Mt. Everest” (ed. Simon & Schuster), não selecionado para o festival.
Além de literatura sobre montanhismo, concorrem livro sobre meio ambiente na montanha e viagens de aventura.
Na tela – O livro de Firstbrook, “Lost on Everest” também rendeu um filme de mesmo nome, dirigido pelo norte-americano Liesl Clark, que concorre na categoria Melhor Filme de Escalada. No festival, há filmes japoneses, australianos, italianos, suíços, entre outros. Os melhores serão exibidos em turnê, a partir da semana que vem, em 12 cidades do Canadá, 32 dos EUA e outros 20 países. O Brasil não está na lista. O Chile é o único país sul-americano que terá a oportunidade de exibir os vencedores.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: novembro 5, 1999