Foto: Pixabay

Manoel Morgado inicia subida ao acampamento base do Everest

Redação Webventure/ Montanhismo

Morgado admite que o plano é ambicioso (foto: Arquivo Pessoal/ Manoel Morgado)
Morgado admite que o plano é ambicioso (foto: Arquivo Pessoal/ Manoel Morgado)

Neste fim de semana, Manoel Morgado e sua equipe se prepararam para iniciar o trekking até o acampamento base do Everest. Desde a última sexta-feira, o montanhista está com o grupo de cinco pessoas que o acompanhará na expedição, que já está aclimatada para encarar os 6.600 metros de altitude do acampamento.

“Se a escalada do Everest pode ser dividida em três etapas aproximação, aclimatação e cume, cada uma delas com aproximadamente 20 dias, acabamos de completar a primeira etapa. Agora temos que montar os campos de altitude, subir progressivamente até eles e aclimatar-nos. Depois disso, se estivermos saudáveis, fortes e o tempo colaborar vem o ciclo do cume”, explicou Morgado no blog.

Para melhorar as condições, a equipe realiza treinos, como cruzar as escadas horizontais sobre as cravesses. “Ao lado da escada colocamos duas cordas que servem de corrimão, mas essas cordas não estão tensas então o truque é inclinar o corpo para frente tensionando as cordas por trás e com isso ter mais estabilidade. O que dificulta é que os crampons tem 10 dentes e você tem que achar o intervelo correto entre dois dentes para apoiar no degrau da escada”, contou o montanhista.

Com tudo pronto, o plano de Morgado e de seus companheiros foi subir ao campo 1 e no dia seguinte, chegar ao 2 e em seguida ao acampamento base. “Um plano ambicioso já que estamos a 5.300, o campo 1 a 6.000 metros e o campo 2 a 6.600 metros”.

Benção – Manoel conta que a expedição foi ‘abençoada’ no Dia do Puja, cerimônia que os montanhistas e sherpas pedem aos deuses que habitam o Chomolongma que deem passagem segura pelos seus territórios. “Para muitos que aqui estão esta cerimônia não passa de uma curiosidade para contar em casa na volta. Para mim é muito mais do que isso. É o momento de me concentrar e realmente criar a energia positiva que me ajudará e a todos mais para que possamos superar os obstáculos que nos esperam, com saúde, segurança e respeito”.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: abril 19, 2010

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure