Para o realinhamento é preciso ter uma chave de nipple (foto: Divulgação)
Ter um bom equipamento pode não ser o suficiente para ter um bom desempenho em uma trilha. Manter as condições perfeitas do material e realizar os ajustes necessários fazem a diferença e, uma delas, é saber como deixar as rodas alinhadas.
Em trilhas, é normal acontecer algum incidente que pode tirar o alinhamento do pneu e do aro e é preciso ter as ferramentas corretas para re-alinhar o estrago. Você deve ter em mãos uma chave de raio que encaixe ao nipple (porca). Caso não seja uma chave adequada, ela pode espanar esta porca ao tentar apertar ou soltar.
A sapata do freio será usada como referência para descobrir o ponto exato do desalinhamento da roda. Para quem utiliza bikes com freio a disco, o ideal é utilizar o dedo como referência para encontrar a irregularidade.
Procedimento – Gire a roda e no caso de ela pegar no lado esquerdo da sapata (ou dedo), tencione o raio do lado direito ou afrouxe o lado esquerdo; e vice-versa. Sempre gire a chave por um quarto de volta por vez e após isso, verifique a roda como um todo.
Para aumentar ou diminuir a tensão do raio vai depender do movimento em que a chave é rotacionada: para apertar, gire a chave no sentido anti-horário com a posrca para baixo e horário com o nipple para cima. Para soltar a pressão do aro, realize o movimento ao contrário.
Este texto teve a colaboração de Rodrigo Yamaguchi, da oficina especializada em biciletas Yamabike. Telefone: (19) 3016-5244/ (19) 9781-3886. E-mail: yamabike@yamabike.com.br.
Este texto foi escrito por: Bruna Didario
Last modified: abril 12, 2009