Webventure

Manual sobre uso de GPS é lançado na Adventure Fair


André Castro recebeu seu primeiro GPS em 1998 (foto: Divulgação)

Meu Primeiro GPS, Livro-guia para iniciantes e entusiastas é o tema do livro de André C. Gurgel, lançado na Adventure Sports Fair de 2006. A obra tem o intuito de apresentar o GPS para iniciantes e, ao mesmo tempo, responder algumas perguntas de usuários mais experientes.

André utiliza uma linguagem simples, acessível para aqueles que nunca pegaram um GPS e mescla os textos com imagens em cores, capturadas diretamente da tela do aparelho. Segundo ele, o livro se destina a turistas, viajantes, aventureiros, pesquisadores, navegadores, co-pilotos e entusiastas.

O livro é dividido em diversas seções. São elas: O que é esse livro; Para que serve um GPS; Ligando o GPS pela primeira vez, Preparando o GPS para uma viagem, Usando o GPS em uma viagem; Fazendo o seu próprio caminho, Usando o GPS ligado ao computador, Utilitários, Um pouco de tudo e Geografia Mínima.

O Conteúdo – O autor abre a introdução da obra com um trecho da música Terra, de Caetano Veloso, que fala sobre o planeta Terra. Abertura essa que é um link para ele explicar que hoje em dia, com o avanço da tecnologia, o planeta está exposto. “Não há como esconder lugares belos ou importantes dos olhares e da inevitável visitação de pessoas comuns”, comenta André, que finaliza de uma forma bem propícia, com as coordenadas geográficas de onde se localiza.

Na primeira parte, o leitor tem uma visão geral sobre o que vai encontrar nas páginas do livro, bem como o que não vai encontrar. André explica que o modelo a ser seguido nos exemplos é o GPSmap 60CS, pois tem uma boa qualidade técnica, é de fácil manejo e tem uma boa aceitação no mercado.

Na seção “Para que serve um GPS”, o leitor tem uma explicação de conceitos com o qual trabalha o GPS, como waypoints; track e route; aprende como interpretar aparelhos de navegação para que auxiliem no uso do aparelho e recebe algumas dicas gerais.

Ainda na primeira parte, há um comentário interessante destinado àqueles que têm receio em usar o aparelho de posicionamento, pois acham que podem ser perseguidos. “Os satélites não têm como saber onde você está (…) Não há razão para paranóias de vigilância, não existe uma central monitorando os movimentos de quem usa um aparelho GPS”, escreve o autor.

Em seguida, o livro ensina a ligar o aparelho pela primeira vez e fazer algumas configurações iniciais, fornece algumas dicas de como preparar o GPS para uma viagem, como usá-lo e como traçar o próprio caminho.

Nos capítulos finais da obra, André Gurgel ensina o usuário a ligar o GPS ao computador, para combinar alguns dados de softwares externos; faz uma lista de utilitários compatíveis e dedica uma parte para um panorama geral, que não pôde ser englobado em nenhuma outra seção.

Já no capítulo de encerramento, chamado de Geografia Mínima, é possível encontrar algumas noções de coordenadas geográficas, paralelos e meridianos no globo; hora mundial e fuso horário, entre outros itens.

Apesar de o livro ser um guia bem completo, o autor afirma que a obra não substitui o manual do fabricante que acompanha o GPS. “Ele dá um enfoque mais casual a temas técnicos e organiza assuntos em diversas atividades coerentes”.

Serviço – André Castro Gurgel trabalha desde os anos 70 com informática e sempre foi um admirador de mapas e viagens sem rumo definido. Depois de se perder diversas vezes, em 1998 recebeu seu primeiro GPS e no ímpeto de trocar informações com outras pessoas, criou o site Geobusca, um portal dedicado aos usuários do aparelho.

Meu Primeiro GPS, Livro-guia para iniciantes e entusiastas tem 110 páginas, encadernado em formato espiral e tem dimensões de 15x21cm. Editado pela Via Natura, o preço sugerido é de R$35. Para mais informações, acesse www.meuprimeirogps.com.br.

Este texto foi escrito por: Alexandre Koda