Os pilotos piauienses não conseguiram manter a hegemonia e uma dupla do Maranhão fez a festa no 13º Rally-Enduro Cerapió, encerrado anteontem, em Teresina (PI) após 1.200km cruzando 30 cidades do Nordeste. Técio Martins e Reno de Freitas estavam a bordo de um Troller, carro cearense vencedor do último Rally dos Sertões, que dominou a prova: dos 68 carros na competição, 23 eram da fábrica brasileira.
Em segundo lugar na Graduados ficaram Vitor Gurgel e José Vitor Gurgel Filho, pai e filho. Na Carros Novatos venceu outra dupla maranhense, Joaquim Casanova e Marcelo Brasil, também pilotando um Troller.
Entre as motos o campeão da Executivo foi o cearense Sólon Mendes, com uma Suzuki 250. Na Master, venceu Armando Braga (Rio), com uma KTM.
O piloto mineiro Klaus da Costa, à frente de um Troller, protestou contra o resultado da prova, argumentando que passara no último posto de controle (PC), após a cidade de Campo Maior, no tempo certo. Uma junta julgadora decidiu pela improcedência do protesto e os resultados foram mantidos.
Segurança – Os aventureiros encararam dunas, trilhas, riachos e muita lama. Durante os três dias, aconteceram alguns acidentes, como o de São Gonçalo do Amarante, a 25 km de Fortaleza, onde um piloto cearense se chocou com um ônibus, mas não teve ferimentos graves. O primeiro dia foi o que teve mais acidente. No outro, dois pilotos levaram um tombo, mas ninguém se machucou. No mais, foi tranqüilo, conta Gerry Alexandre, médico cirurgião-geral.
O Cerapió 2000 começou no último dia 20, quinta-feira, em Fortaleza (CE), e os pilotos seguiram até o Piauí passando pelo litoral e a caatinga. A competição foi dividida em três etapas, nas modalidades regularidade e especial de velocidade. A organização do evento recebeu comunicado do IBAMA, determinando que a passagem pela reserva ambiental de Jericoacoara (CE) estaria sendo permitida apenas com o acompanhamento dos participantes tendo em vista a preservação do local. No ano que vem, eles farão o percurso ao contrário e o rali será chamado Piocerá.
Rali-Enduro Cerapió – resultados
Carros
Categoria Graduados
1) Técio Martins/Reno de Freitas (Maranhão/Troller)
2) José Gurgel/José Gurgel Filho (Ceará/Land Rover)
3) José Rego (Batman)/Eno Meireles (Bahia/Land Rover)
Novatos
1) Joaquim Casanovas/Nilo Carvalho (Maranhão/Suzuki)
2) Francisco Alencar/Manoel Alencar (Maranhão/Suzuki)
3) Carlos Henrique (Parnaíba)
Expedição
1) Antonio de Moraes Fº/Joaz Oliveira (Parnaíba)
2) Marcos Oliveira (Parnaíba)
Motos
Categoria Master
1) Armando Braga (Rio/KTM)
2) Alexandre da Costa (Salvador/Yamaha)
3) Valdson Alencar (Fortaleza/Suzuki)
Senior
1) Guilherme Figueiredo (Rio/Honda)
2) Yogo Martins (Maceió/Honda)
3) Álvaro Weyne (Fortaleza/Honda)
Executivo
1) Sólon Mendes (Fortaleza/Suzuki)
2) Peter Ferreira (Teresina/Honda)
3) Ronaldo Pires (Rio/Honda)
Júnior
1) Ermano José Cabral (Petrolina/Yamaha)
2) Almir de Mello (Petrolina/Yamaha)
3) Alex Buschheim (Rio/Honda)
Novato
1) Lindenberg Perez (Campo Maior/Honda)
2) Stênio Brandão (Petrolina/Yamaha)
3) Adecy de Sousa (Petrolina/Honda)
Este texto foi escrito por: Webventure