Maratona de Los Angeles quer entrar no rol das mais rápidas maratonas americanas (foto: )
A Maratona Internacional de Los Angeles em sua 18ª edição que será disputada ano que vem (2002) terá novo percurso,.
Essa será a terceira alteração no trajeto da maratona. Segundo Nate Holden, um dos responsáveis pela medida, a alteração visa tornar a prova mais rápida.
A principal mudança será eliminar boa parte dos aclives e declives, tornando-a mais plana como são as três maiores provas norte-americanas da distância: Nova York, Boston e Chicago e, consequentemente, fazendo a prova ficar mais rápida.
Ainda segundo os organizadores essa alteração incentivará maior participação de atletas de elite.
A prova passou por dificuldades em termos de patrocínio nos ultimos anos, assim, a premiação oferecida não atraia maratonistas de elite.
Mas essa situação foi revertida. O prêmio destinado ao primeiro colocado (masculino e feminino) é um dos maiores pagos nos Estados Unidos atualmente.
A seguir o relato sobre o percurso antigo feito por Daniela Franco que correu a prova esse ano:
“O trajeto tem a forma de um quadrado e atravessa vários bairros, tecendo um verdadeiro retrato dessa bonita, grande e multi-cultural cidade.
Passamos pelo Staple Center, casa dos Los Angeles Lakers, os atuais campeões da NBA; pelo Los Angeles Coliseum, palco de duas Olimpíadas; pelo bairro coreano; pela Hollywood Boulevard, onde temos o famoso Teatro Chinês com a calçada da fama, na qual os artistas deixam gravadas suas mãos.
A marcação do percurso é em milhas e há postos de água e vaselina em todas elas e estações de bebida isotônica a cada três milhas. Além disso, muitos banheiros químicos, postos de assistência médica e milhares de pessoas gritando e incentivando durante todo o percurso, distribuindo alimentos, bebidas e principalmente palavras doces de apoio. Não é um percurso fácil, pois apresenta várias pequenas subidas e descidas, principalmente nas duas milhas finais.”
Este texto foi escrito por: Harry Thomas
Last modified: setembro 12, 2001