Lahcen Ahansal vencedor da Maratona do Saara. (foto: Divulgação.)
No último fim de semana terminou a Maratona do Saara, realizada no maior deserto do mundo. Os competidores percorreram 230km realizando trekking e corrida numa das regiões mais quentes do planeta.
Esta 19ª edição da prova foi realizada entre os dias 11 e 17 de abril, no Marrocos, com média de 600 participantes franceses, sem contar atletas de outros países. Cada competidor escolhe a estratégia que vai utilizar, sendo que durante todo o percurso deve carregar uma mochila com seus próprios acessórios e comida. Os atletas ainda podem optar em correr sozinhos ou em equipes com no mínimo três integrantes.
Mas de noite a prova pára. Todos dormem em barracas e na manhã seguinte largam para uma nova etapa, como acontece nos ralis. Cada dia é um novo estágio.
Vencedores – No encerramento da prova, no último sábado, apenas 553 corredores alinharam para a completar os 20 quilômetros que ainda restavam do percurso. Seguem os melhores da Maratona do Saara 2004, com o tempo que levaram para percorrer o último trecho:
Categoria Masculina:
Categoria Feminina:
Alguns números – Desde 1986, mais de 5.400 competidores, de mais de 30 nacionalidades já participaram da prova e 30% deles voltaram.
Os homens são maioria, com média de 45%, e as mulheres são apenas 12%. Entre os competidores, 90% alternam o percurso entre trekking e corrida, sendo que 10% realizam só trekking. Apenas 33% participam em times de três ou mais integrantes; o restante prefere correr sozinho.
A cada edição da prova são distribuídos 80 mil litros de água mineral. A Maratona do Saara conta com 30 pessoas na equipe médica, 2 helicópteros, 1 avião Cesna, 4 satélites, 1 satélite transmissor de imagem e 5 boeings. Mais informações podem ser obtidas através do site www.darbaroud.com.
Este texto foi escrito por: Camila Christianini