Coma (e) vence com Despres em segundo (foto: André Chaco/ www.webventure.com.br)
Em uma etapa rápida e sem problemas entre Córdoba e Buenos Aires, na Argentina, o português Hélder Rodrigues completou a última especial do Rally Dakar com o primeiro melhor tempo, 1h43min37 após a largada. Atrás dele, Pal Anders Ullevalseter, Ciryl Despres, Jordi Viladoms e David Casteau finalizaram o dia, porém nada que tirasse do sexto colocado na 14ª especial o título do maior rali do mundo. O espanhol Marc Coma já era líder com sua moto número 2 com mais de 1h25 para o segundo colocado e não houve piloto que desbancasse a vantagem que ele adquiriu ao longo de uma das edições mais difíceis da história do Dakar, o que deu a ele o bicampeonato do rali.
“Tantos dias de competição, tanto trabalho.. estou muito feliz, declarou ele após o término na 14ª especial da prova, em Buenos Aires. Foi uma competição bastante complicada. Não conhecíamos o terreno e por isso era difícil definir a tática. Quero agradecer toda a minha equipe, que realizou um trabalho fantástico. Há muitas pessoas trabalhando nos bastidores que também merecem a vitória. Quero saborear este momento, declarou o bicampeão.
O dia foi de destaque também para o brasileiro Zé Hélio, que largou em sua melhor posição: a sétima. Ele administrou bem seu tempo no trecho cronometrado e cravou o tempo de 1h54min33, perdendo posições no final e garantindo a 16ª posição do dia. Zé termina seu primeiro Dakar na 12ª colocação.
Os bons resultados e as vitórias em algumas etapas deram a Cyril Despres, campeão da última edição da prova, a segunda posição do Dakar 2009. Ele, que correu esta edição com a moto número 1, de campeão, voltará em 2010 com o número do atual vencedor. David Frétigné, David Casteau e Helder Rodrigues garantiram a terceira, quarta e quita posições, respectivamente, ao fim da competição.
“Foi bem rápido, sem truques, navegação, mas a prova Latino-Americana terminou. Seria complicado para mim terminar a competição pior do que comecei. Não tenho muito a lamentar, analisou Despres sobre a última etapa.
Histórico – Marc Coma venceu em 2009 seu segundo Dakar. Após estrear no maior rali do mundo em 2002, quando garantiu a 4ª colocação, ele alcançou seu primeiro título em 2006, na prova africana. A última edição da prova, em 2007, terminou mais cedo para ele, que após vencer três especiais, deu adeus à prova após um acidente.
Este ano, na Argentina e Chile, ele manteve a liderança desde a primeira etapa, quando venceu a especial. Depois disso, apenas mais 2 vitórias, na 3ª e 4ª etapas, mas a vantagem aberta desde o início impediu que qualquer outro competidor tirasse dele o posto de primeiro colocado durante o rali.
Confira a classificação da 14ª etapa
1º) Helder Rodrigues (KTM) 1h42min37
2º) Pal Anders Ullevalseter (KTM) 1h44min44
3º) Cyril Despres (KTM) 1h45min18
4º) Jordi Viladoms (KTM) 1h46min08
5º) David Casteau (KTM) 1h47min14
6º) Marc Coma (KTM) 1h47min43
7º) Frans Verhoeven (KTM) 1h47min49
16º) Zé Hélio (Honda) 1h54min33
Atualizado às 10h41
Este texto foi escrito por: Redação Webventure