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Marc Coma sai na frente na etapa egípcia do Mundial de Cross-country


Marc Coma (foto: Divulgação)

O espanhol Marc Coma começou com o pé direito no Rali dos Faraós, antigo Rali do Egito. O piloto da equipe Repsol/KTM foi o mais rápido no primeiro dia do rali que é valido como a quarta etapa do Mundial Cross-country da FIM Federação Internacional de Motociclismo .

Foram 325 quilômetros na primeira etapa entre a cidade do Cairo e Baharija, sendo destes 292,51km de trecho cronometrado no deserto Saara partindo da capital egípcia. Marc Coma percorreu as duas especiais do dia em 2h44m46s, seguido de perto pelo francês Cyril Despres (Gauloises/KTM) com 2h47m16s.

A etapa rápida, de muita velocidade, cortou uma região de dunas muito lisas para logo em seguida entrar em uma área de navegação complicada finalizando com uma longa trilha de muita velocidade. O final da primeira especial já era no acampamento de Baharija, onde foi realizado um neutralizado de 30 minutos para em seguida dar continuidade com a segunda especial do dia em uma região pedregosa e de difícil navegação.

Navegação e calor – Porém, mais que as altas velocidades e a complicada navegação no deserto, o principal desafio para os pilotos tem sido enfrentar o calor que beira os 40ºC. A desidratação durante as especiais foi um dos maiores problemas enfrentados pelos competidores.

O italiano Matteo Grazziani foi uma das primeiras vítimas sofrendo uma queda devido a dificuldade de se concentrar no calor. Na seqüência o noroeguês Pal Ander Ullevalseter, que luta para manter a liderança no Mundial, também sofreu caiu forte culpando o cansaço causado pelo calor extremo. Outro que teve um dia difícil foi o espanhol Isidro Esteve que fundiu o motor de sua KTM faltando apenas 500 metros para o fim da primeira especial.

O Rali do Egito não vale como etapa para o Mundial da FIA. Nenhuma equipe mundial levou seus pilotos para a prova. Sem as estrelas, a prova ficou entregue a coadjuvantes, muitos deles não inscritos no Mundial.

No primeiro dia a vitória ficou com belga Stephane Henrard pilotando um buggye protótipo com o motor Volkswagen. Sem segundo seu companheiro de equipe pilotando um carro idêntico, o também belga Jean Francois Guinot. Em terceiro o francês Christian Lavielle, pilotando um Ford Protruck.

O Mundial da FIA terá sua sétima etapa só no próximo dia 11 de outubro, no UAE Desert Challenge, nos Emirados Árabes. A oitava e última etapa será na América do Sul, no Por Las Pampas Rally, em Córdoba, na Argentina.

Este texto foi escrito por: Cristina Degani