Webventure

Márcio Franco vence a etapa de Ilhabela do Gaia Adventure e fatura o título do Circuito


Marcelo ´Macuco´ Marcio Franco e Erasmo `Xiquito´ no pódio do masculino (foto: Divulgação)

Após três etapas, Márcio Franco foi o vencedor do Circuito Gaia Adventure 2006. Apesar do empate em 264 pontos com Marcelo Magnanini, o Macuco, ele conquistou o título pois a soma de seus tempos nas três etapas era menor.

“Resolvi participar do Circuito Gaia para me conhecer melhor como atleta de aventura e identificar as minhas deficiências. Fiquei muito feliz e surpreso com a vitória”, explica Márcio. Ele conquistou o título após chegar em segundo lugar na etapa de Juquitiba (SP), em terceiro na etapa de Igaratá (SP) e em primeiro na etapa de Ilhabela (SP), realizada no domingo (3).

A última etapa teve a participação de 88 atletas e um percurso de 45 quilômetros com as seguintes modalidades: orientação, trekking, moutain bike, canoagem, costeira e técnicas verticais.

Etapa Ilhabela – No masculino, Márcio Franco foi a etapa, seguido de Marcelo Magnanini e Erasmo Xiquito. Gabriela de Carvalho chegou em primeiro entre as mulheres. Gisele Volpi e Talita Margonari completaram o pódio. Na categoria máster, José Luiz Reginato conquistou o primeiro lugar, seguido de Ramon Valls Martin e Guilherme Figueiredo.

Na modalidade duplas, o título da etapa foi de Ricardo Yukio e Gleidson Tavares da equipe INT Loucos; em segundo ficaram Ricardo Bukalil e Clovis Nunes da Extreme e, em terceiro, Claudia Vidigal e Roger Marin da Os Parros.

O tempo fechado e a chuva no domingo (3) de manhã prejudicou um pouco os competidores e obrigou a organização a mudar trechos da prova. Ao invés de começaram remando, partiram para as bikes.

Após largarem da Praia do Jabaquara, pedalaram até o PC4 e pegaram os caiaques. Nos primeiros quilômetros da competição, a liderança foi se alternando constantemente, não sendo possível definir os primeiros colocados.

Depois dos caiaques, os atletas voltaram às bikes e enfrentaram longas subidas. Neste trecho, a atleta Silvia “Shubi” Guimarães abandonou a prova. “Estava muito cansada. Em uma hora de prova esvaziei meu camelback, quando percebi não tinha mais água. Ou controlava meu cansaço ou navegava, não tive escolha”, disse.

Perna puxada – Depois da bike, um trekking em direção ao ponto mais alto da prova. “Apesar de ser uma subidinha curta, foi bem puxado”, afirma Macuco. O teste de habilidade foi realizado na Praia do Pacuiba, os competidores deviam acertar um alvo utilizando uma zarabatana indígena.

“A orientação é o que mais pesa em uma prova em mata fechada. Tive que usar bastante a cabeça”, relata Marcio. Macuco conquistou o vice-campeonato no circuito após o terceiro lugar na primeira etapa, a vitória na segunda etapa e o segundo lugar em Ilhabela. “Foi super gratificante participar. Resolvi entrar para treinar orientação e acabei ficando com o vice-campeonato”, explica.

Toda a competição é sem equipes de apoio, ou seja, os atletas devem ser auto-suficientes em comida e água. Para 2007, os organizadores pretendem acrescentar mais uma etapa ao circuito.

Este texto foi escrito por: Webventure